Divulgação/ Lucas Figueiredo/ CBF

O técnico Tite, comandante da Seleção Brasileira, anunciou nesta sexta-feira (17 de agosto) a primeira convocação pós Copa do Mundo. Quase metade dos selecionados (11 de 24) não esteve no último mundial, com especial destaque para Lucas Paquetá, meia do Flamengo, o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, e os atacantes Everton (Grêmio) e Pedro (Fluminense).

A convocação de atletas que atuam no Brasil para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, nos dia 7 e 11 de setembro, inclusive, promete dar o que falar. É que três dos convocados (Paguetá, Dedé e Fágner, do Corinthians) irão desfalcar seus clubes na semifinal da Copa do Brasil por conta da convocação. Dos quatro clubes ainda vivos na competição, apenas o Palmeiras não teve nenhum convocado.

"Procurei ser o mais justo possível. Minha responsabilidade é com a Seleção, mas também tenho que olhar o outro lado. Tentei equilibrar isso chamando apenas um de cada grupo. Eu tenho que dar a oportunidade aos atletas que merecem isso. Colocamos esse critério. Talvez forçar a convocação de um atleta do Palmeiras deixasse tudo igual, mas não quis deixar de dar a oportunidade ao Fred, por exemplo", disse Tite em entrevista coletiva.

Coxa-branca fica de fora e dois atleticanos aparecem na lista

Um dos destaques do Brasil na última Copa do Mundo, o zagueiro Miranda ficou de fora da lista de Tite. Um dos motivos, provavelmente, é a idade do jogador, que em setembro completará 34 anos de idade – o que diminui significativamente as possibilidade de o atleta revelado pelo Coritiba participar da próxima Copa, no Qatar.

Por outro lado, dois jogadores revelados pelo Atlético-PR foram convocados: o goleiro Neto, atualmente no Valencia, da Espanha, e o lateral-esquerdo Alex Sandro, um dos destaques da Juventus, da Itália. A ausência foi o volante Fernandinho, do Manchester City e também revelado pelo Furacão. Peça-chave no time de Guardiola, o jogador não fez uma boa Copa do Mundo e ainda foi considerado o principal vilão da eliminação brasileira diante da Bélgica, inclusive com um gol contra na derrota por 2 a 1.

Confira a lista dos 24 convocados

GOLEIROS

Alisson (Liverpool-ING)
Hugo (Flamengo)
Neto (Valencia-ESP)

DEFENSORES

Alex Sandro (Juventus-ITA)
Dedé (Cruzeiro)
Fabinho (Liverpool-ING)
Fágner (Corinthians)
Felipe (Porto-POR)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marquinhos (PSG-FRA)
Thiago Silva (PSG-FRA)

MEIO-CAMPISTAS

Andreas Pereira (Manchester United-ING)
Arthur (Barcelona-ESP)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fred (Manchester United-ING)
Lucas Paquetá (Flamengo)
Phillipe Coutinho (Barcelona-ESP)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI)

ATACANTES

Douglas Costa (Juventus-ITA)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Neymar (PSG-FRA)
Pedro (Fluminense)
Willian (Chelsea-ING)
Éverton (Grêmio)