Levantamento divulgado ontem pela Paraná Pesquisas feito para a revista Época, traz Aécio Neves (PSDB) na frente de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições para presidente. Segundo o o instituto, o tucano teria 54% dos votos válidos, contra 46% da petista e, com isso, venceria a disputa presidencial. É a primeira pesquisa divulgada no segundo turno da eleição, e também a primeira vez que Aécio aparece na frente de Dilma desde o início da disputa.
Se fossem incluídos os votos nulos e brancos e os eleitores indecisos, Aécio teria 49% das intenções de voto e Dilma, 41%. Não sabe ou não responderam somam 10%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%.
A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Ou seja, a votação de Aécio varia de 52% a 56%; e a de Dilma, de 44% a 48% dos votos válidos. Pelo nível de confiança, a probabilidade de a realidade corresponder ao resultado dentro da margem de erro é de 95%.
As entrevistas feitas pelo Paraná Pesquisas ocorreram entre segunda-feira (6) e esta quarta-feira (8), com 2.080 eleitores em 19 Estados e 152 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR 01065/2014.
Pela pesquisa, Dilma Rousseff é rejeitada por 41%. Outros 32% afirmaram que não votariam em Aécio de jeito nenhum. Apenas 16% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos, e 8% não souberam ou não quiseram responder.
Em se considerando a escolaridade dos entrevistados, Dilma leva a preferência dos eleitores com apenas o ensino fundamental – tem 46% das intenções, ante 45% de Aécio. Entre os eleitores com ensino superior completo, o tucano lidera com 55% das intenções, e a petista apresenta 34%.
Aécio está na frente tanto no eleitorado feminino – 50% das intenções de voto, ante 40% de Dilma – quanto no masculino – o tucano tem 47% das preferências, para 43% de Dilma.