Divulgação/Paraná Clube/Geraldo Bubniak – Sciola: destaque na bola aérea e em números defensivos

Eder Sciola, do Paraná Clube, é o lateral-direito com mais assistências na Série B de 2019. Ele já acertou quatro passes para gols. O último foi no empate contra a Ponte Preta, em 1 a 1, quando fez cruzamento para o centroavante Jenison marcar de cabeça.

Das outras três assistências de Sciola, apenas uma foi em cruzamento. Na vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, ele usou essa jogada para Jenison marcar.

Os outros dois passes para gols foram de cabeça. Na vitória por 1 a 0 sobre o Operário, ele desviou uma cobrança de escanteio para Jenison marcar. Na derrota por 2 a 1 para o São Bento, ele deu passe de cabeça para Fernando Neto chutar e acertar o canto.

ASSISTÊNCIAS
Entre as 20 equipes da Série B, o único lateral com quatro assistências é o canhoto Paulinho, 34 anos, do Cuiabá. Ele jogou no Paraná Clube em 2013 e no Athletico-PR em 2010 e 2011.

Os líderes em assistências da Série B são os meias Claudinho (Bragantino), com 7, e Mazinho (Oeste), com 6.

DEMAIS FUNDAMENTOS
Eder Sciola, 34 anos, é destaque em assistências e em números defensivos, mas não em alto índice de passes e lançamentos errados. Veja as estatísticas do site Sofascore:

PASSES
Sciola é o 21º do Paraná Clube em precisão de passes, com 71%. Os melhores são os meias Vitinho (87%) e Matheus Anjos (85%) e o volante Itaqui (85%). Outro lateral-direito do elenco, Sueliton, tem 82% de precisão. Na Série B de 2019, 32 jogadores já entraram em campo pelo Paraná.

LANÇAMENTOS
Em lançamentos, Sciola é o 19º do Paraná em precisão, com 41%. Os melhores são Vitinho (73%), Matheus Anhjos (65%) e Itaqui (64%).

CRUZAMENTOS
Sciola tem média de 0,7 cruzamentos certos por jogo. É o 5º da equipe. Fica atrás do lateral-esquerdo Guilherme Santos, que acerta 0,95 por partida. O melhor do elenco é o meia João Pedro, com 1,86 por jogo.

Em precisão, Sciola é o 8º do Paraná, com 25%. Guilherme Santos tem 30% nesse fundamento.

NÚMEROS DEFENSIVOS
O lateral-direito titular do Paraná é líder do time em interceptações, com 1,82 por jogo. Ele supera Guilherme Santos (1,00) e Sueliton (0,33). Em rebatidas defensivas, Sciola é o quarto da equipe, com 3,09 por jogo. Só fica atrás de três zagueiros. Nesse fundamento, Guilhermes Santos tem 1,68 e Sueliton, 0,67.

Em desarmes, Sciola é o quarto melhor da equipe, com 1,73, atrás apenas do volante Jhony Douglas, do meia Fernando Neto e do atacante Judivan. Ou seja, é o melhor defensor nesse ranking. Guilherme Santos soma 1,09 por jogo e Sueliton, 0,33.

BOLA AÉREA
Sciola também se destaca no jogo pelo alto. Ele é o quarto do Paraná que mais ganha divididas pelo alto, com média de 3,41, só atrás de Jenison (4,3), Juninho (3,5) e Rodolfo (3,4).