Reprodução/Marvel

Que ninguém nasce pai, todo mundo sabe. O que muitos não sabem é que, para ser um bom pai, basta ser presente, interessado e participativo. Quer mais? Aí vão algumas dicas para te mostrar que exercer a função de pai requer atitudes simples, mas que farão toda a diferença para seu filho:

– Esteja presente na educação e nos cuidados da criança desde o primeiro momento. Lembre-se: mais importante do que a quantidade, é a qualidade de tempo à dedicação ao seu filho, desde o nascimento.

– Eduque com limites, sempre. A educação permissiva, em que a criança impõe sua vontade, prejudica o seu desenvolvimento, tornando-a mimada, insegura e frágil. Impor limites, sem ser autoritário, mas usando de firmeza, dá noção de hierarquia e traz muita segurança para os filhos.

– Proporcione à criança um ambiente saudável, onde ela possa se desenvolver, se descobrir, explorar, brincar, aprender e participar ativamente da vida familiar.

– Evite gritar com seu filho. Longe de surtir o efeito desejado, só afeta a autoestima da criança, e o seu comportamento futuro pode se tornar agressivo.

– Ensine com o exemplo. Se você quer ter filhos independentes, respeitosos e educados, mostre a eles como se faz por meio de ações. Não podemos dizer para uma criança ter paciência quando nós mesmos a perdemos em seguida.

– Dizer que ama seu filho é fundamental, mas é preciso fazê-lo perceber. A criança deve estar consciente desse carinho por meio de atitudes como interação, diálogo e interesse pela sua vida.

– Incentive a confiança e as conversas maduras em família, mostrando que seus filhos podem contar com você para tudo.

– Quando seu filho te procurar para conversar, espontaneamente, dê total atenção. Ouça tudo até o final, sem interrupções. Deixe para emitir suas opiniões somente quando tiver certeza de que ele disse tudo o que precisava.

– Nunca desconsidere o que a criança está sentindo, dizendo que já é um “homem” ou uma “moça”, que não tem que ter medo de nada ou que isso é uma bobagem. Mostre que você entende seus sentimentos. Essa postura fará com que seu filho sinta abertura para expor suas emoções. Aproveite e fale das suas emoções e conte suas histórias pessoais. São ferramentas que criam vínculos profundos.

Stella Azulay é fundadora da Escola de Pais XD, Educadora Parental pela Positive Discipline Association, especialista em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental e Mentora de pais e adolescentes