Franklin de Freitas – Ogier Buchi

Contestado pelo próprio partido e pelo presidenciável de sua legenda, Jair Bolsonaro, o candidato do PSL ao governo do Estado, Ogier Buchi disse que apesar de apoiar as “macro” políticas do militar da reserva, não concorda com ele em tudo. Afirmou, por exemplo, que as minorias devem ter seus direitos protegidos. 
Indicado pelo ex-governador Beto Richa (PSDB) para um cargo no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em 2015, Buchi afirmou não se “constranger” com a indicação do tucano, preso ontem em uma operação do Gaeco que investiga desvio de recursos em obras de estradas rurais. E alegou que mantém sua candidatura mesmo sem apoio do partido porque “não se vende”. Confira abaixo os principais trechos da sabatina. 
Indicação
“É óbvio que no meu currículo, eu fui citado como homem ligado ao jornalismo político. Evidentemente eu ouvi sim, falar em corrupção. Desde o primeiro governo que eu cobri há 30 anos atrás. A corrupção é sistêmica sim. O senhor Beto Richa me indicou sim para o cargo de conselheiro do BRDE. O cargo exige que conselheiro seja avaliado pelo Banco Central. Fui aprovado na indicação. Não me constrange a indicação. O que me constrange é a corrupção. Eu ouvi falar sim na corrupção, como ouvi falar na corrupção na imprensa brasileira. Que também recebe recursos do governo”. 
Segurança
“Quando eu digo que sou a favor da opção do cidadão do direito de se proteger, não estou dizendo que isso tem que ser imposto. O que eu disse é para o cidadão qualificado. É óbvio que eu concordo que o estado falha, como falha na saúde, educação e outras obrigações constitucionais. Eu não concordo que o estado fique permanentemente tutelando a cidadania”. 
Minorias
“Eu penso que os direitos de cada um desses grupos têm que ser preservados na sua mais absoluta integralidade. O fato de eu apoiar Jair Bolsonaro não me transforma em um novo Bolsonaro. Eu apoio as políticas públicas do Bolsonaro. Eu acho absurdo que se divida a população brasileira. Nós acabamos de ter uma senhora presidente da República. Pelo voto direto. A presidente do STF é uma mulher. Qualquer direito adquirido seja ele quilombola, seja LGBT, tem que ser preservado”. 
Transexuais
“Ela tem os mesmos direitos sim. Talvez não tenha políticas públicas que sejam acessiveis que lhes permita ter essa longevidade que outros segmentos da população tem. Eu não divido a população. Muito ao contrário. Meu projeto de governo é oferecer aos paranaenses as mesmas condições”. 
Bolsonaro
“Sou um sujeito resiliente. Eu fui convidado pelo partido para ser candidato. Quem mudou de postura foi o partido, não fui eu. O partido, dez dias depois de registrar minha candidatura, traz a público a inconveniência da minha candidatura. Eu sei que sou conveniente mesmo. Todo indivíduo que está na política e não tem preço, não se vende, é inconveniente. Espero que em algum momento o senhor Bolsonaro entenda que no estatuto do partido está previsto que os candidatos do partido se apoiarão entre si. O candidato (Ratinho Jr) que o meu candidato a presidente pretende apoiar colaborou para desarmar a população. Se existe incoerência não é minha. Eu quero o voto dos paranaenses e o Bolsonaro vota no Rio”. 
Desemprego
“Sempre trabalhei na área de imprensa no regime ‘PJ’, que é uma terceirização. Uma forma dos veículos de burlar a legislação trabalhista. Só que em um determinado patamar de empregabilidade, o problema não está na forma do contrato. Eu não acredito que em uma nação de 200 milhões de pessoas tenhamos fórmulas mágicas. Evidente que uma legislação de 1945, ela precisava ser oxigenada”. 
Universidades
“Eu não consigo acreditar que um magnífico reitor não tenha competência para receber os recursos e aplicar da melhor maneira. Não entendo que o governador deva determinar qual será o melhor caminho para o campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Descentralizar o governo é buscar eliminar fontes de corrupção”. 
Professores
“O dinheiro sacado da previdência constitui em uma atividade criminosa. O dinheiro do fundo da previdência é descontado do salário do servidor. Dinheiro de aposentadoria é sagrado e ninguém pode pegar. O professor tem o direito da data-base, como todo servidor. O mínimo de coerência que eu posso ter é dar ao professor a certeza de que ele vai receber o que está previsto em lei”. 
Servidores
“(Vou descongelar os salários dos servidores ) Com bastante dinheiro que eu vou ter evitando que no meu governo roube. E não é pouco que foi roubado. Roubaram os sonhos das crianças tinham. De 1% a 3% dos contratos do governo do Estado. É óbvio que assim não sobra dinheiro para atender ao servidor. Vou desinchar o Estado. E não é com cargo comissionado. É combater rigorosamente o dinheiro que vaza por vários pontos. Dinheiro tem, a questão é gestão, seriedade”. 
Secretarias
“Eu fui capitão da seleção paranaense por sete anos seguidos quando a Secretaria da Educação cuidada do Esporte e da Cultura. Eu quero transformar em diretoria. Não porque eu não dou importância. Muito pelo contrário. Até acho que um Estado que tem teatros como temos, temos pouca atividade cultural para a estrutura física que temos. Eu quero gastar menos em mordomias. Não quero investir menos. Carro para secretário, chefe de gabinete”.
Cultura
“O Estado não pode financiar os projetos culturais, tem que fomentar. Assim com o tem que fomentar projetos industriais. Alguns projetos como a Orquestra Sinfônica, o Balé Guaíra não só serão mantidos como serão incentivados acoplando a eles incentivos fiscais”. 
Escola sem partido
“Isso está no plano estadual de educação. Fala exatamente da discussão das minorias, do entendimento que o aluno deve ter sobre as minorias. Eu acho que a escola tem que formar o cidadão frente à realidade no qual ele está submetido”.


“O fato de eu apoiar Jair Bolsonaro não me transforma em um novo Bolsonaro. Eu apoio as políticas públicas do Bolsonaro. Eu acho absurdo que se divida a população brasileira”

“O senhor Beto Richa me indicou sim para o cargo de conselheiro do BRDE. O cargo exige que conselheiro seja avaliado pelo Banco Central. Fui aprovado na indicação. Não me constrange a indicação. O que me constrange é a corrupção”

“Quando eu digo que sou a favor da opção do cidadão do direito de se proteger, não estou dizendo que isso tem que ser imposto. O que eu disse é para o cidadão qualificado”
Do candidato do PSL ao governo do Estado, Ogier Buchi

Crédito: Rita vidal e Thiliane Leitoles

Arte: Rita Vidal e Thiliane Leitoles