SMCS

A campanha Natal Solidário 2019, desenvolvida pela Prefeitura, fez a alegria de mais 750 crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social, nesta quarta-feira (19/12). Todas elas receberam brinquedos novos doados pela população e por empresas que colaboraram com a ação social. Até o momento, mais de 7.300 crianças foram beneficiadas pela campanha, nas dez regionais da cidade.

Parte dos brinquedos foi entregue a 200 crianças atendidas pelo Dedica, programa mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, que trabalha na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, algumas delas abrigadas pela Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela campanha.

A entrega dos brinquedos aconteceu em uma grande festa na sede do Dedica, com direito a Papai Noel, pipoca, cachorro-quente, suco e guloseimas. O presidente da FAS, Thiago Ferro, prestigiou o evento e conheceu o trabalho desenvolvido pelo programa que oferece atendimento interdisciplinar para aproximadamente 700 pacientes vítimas de violência grave.

Festas nas regionais

Também teve entrega de presentes no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nossa Senhora da Luz, na Unidade de Atendimento Alto Bela Vista, na ocupação Tiradentes, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Isís Sanson Monte Serrat e Kielse Crisóstemo da Silva, todos da Regional CIC.

No Cras Cajuru, 50 das 210 crianças que receberão presentes na unidade, puderam escolher os brinquedos. John Fábio da Gama, 9 anos, preferiu uma bola. “Gosto de jogar futebol, basquete e vôlei, que é o meu preferido”, contou o menino que foi ao Cras com os pais e quatro irmãos.

Há um mês em Curitiba, a venezuelana Durkis Gimenez, 35 anos, também foi convidada para a festa. Ela levou a filha Nashua, 12 anos, e o filho Arón, 4 anos, que possui a Síndrome de Cornelia de Lange, doença rara que provoca várias anomalias e malformações. “Viemos para Curitiba porque na Venezuela não encontramos mais o atendimento médico que meu filho precisa”, explicou.

Campanha

Reunido com as famílias, Thiago explicou que os brinquedos entregues às crianças foram doados por vários parceiros e também pela população. “Essa solidariedade e gratidão representam o verdadeiro espírito do Natal, que deve ser celebrado com alegria por todas as famílias”, disse.

A campanha Natal Solidário arrecadou brinquedos novos para crianças de 0 a 12 anos de idade atendidas pela FAS. De 6 de novembro e 13 de dezembro, recebeu 13.317 doações.

Além da população, os brinquedos foram doados pela J8 Imóveis, Sindicombustíveis, ParkShopping Barigui, Centro Europeu, Colégio Positivo,  Risotolândia, Supermercados Condor, Círculo Militar e pelas secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e Educação (SME).

A campanha também teve a colaboração da Santa Clara Papéis, que doou 300 caixas de papelão usadas na coleta dos brinquedos.