Lua cheia

Nesta segunda, fenômeno da Superlua deve dominar o céu

(Foto: NASA/Bill Dunford)

A lua vai entra neste noite de segunda-feira 27, e também estará no seu perigeu, ou seja, ponto de máxima aproximação com a Terra. Por isso, este fenômenor recebe o nome popular de superlua. Mas neste mês, será uma 'superlua rosa', como é chamnada em certas tradições.

Teremos um alinhamento triplo: de um lado da Terra, o Sol; do lado oposto, a lua, mais próxima. Isso fará com que ela apareça mais brilhante. O ápice será às 0h33 desta terça. Mas apesar do nome, é praticamente impossível para o olho humano diferenciar uma lua cheia 'comum' de uma 'superlua'. E ela não terá nenhuma cor especial.

A lua cheia de abril é chamada de 'rosa' por povos nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera no heminisféria Norte - no Sul, começo o outono. Mas isso não quer dizer que a lua estará de fato rosa ou de qualquer outra cor, é somente um metáfora.

A lua cheia de 26 de abril nascerá logo após o por do sol, por volta das 18 horas - o horário exato deve ser consultado em apps ou sites de obeservação astronômica, como o Heavens Above. No dia 27, ela nasce um pouco mais tarde, por volta das 18h30, e assim sucessivamente.