Zoo

Nesta terça, tem festa no zoológico: girafa Pandinha faz 29 anos

"Nesta ter\u00e7a, tem festa no zool\u00f3gico: girafa Pandinha faz 29 anos no Zool\u00f3gico do Parque Igua\u00e7u"
"Nesta ter\u00e7a, tem festa no zool\u00f3gico: girafa Pandinha faz 29 anos no Zool\u00f3gico do Parque Igua\u00e7u" (Foto: Pedro Ribas)

Além de Dia do Trabalho, em 1º de maio também se comemora o aniversário de uma das moradoras mas famosas e visitadas do Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão. Nesta terça-feira (1º/5), a girafa Pandinha completa 29 anos de vida e, é claro, tem festa.

As crianças que forem ao zoo neste dia terão os rostos pintados como girafas e vão conhecer a história do nascimento da Pandinha, o primeiro animal desta espécie no Zoológico de Curitiba, em 1989. Seus pais eram Mandinha e Pacheco. Padinha já tem quase o dobro da média de vida das girafas na natureza, que é de 15 anos.

A girafa vai ganhar um bolo de banana em uma atividade de enriquecimento ambiental que deve acontecer por volta das 14h30 desta terça. Em frente ao seu recinto, a equipe do Zoo está preparando uma decoração temática.

Os visitantes também serão sensibilizados para a importância das girafas, conta a responsável pela educação ambiental, Cláudia Bosa. Em 2016, elas entraram na lista dos animais ameaçados de extinção, elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), na categoria ‘vulnerável’.

Giraffe Day

As girafas têm também o seu próprio dia mundial, o World Giraffe Day, celebrado em 21 de junho. O solstício de verão ou inverno – que marca o dia ou a noite mais longa do ano – é a inspiração para lembrar e proteger o animal mais alto do planeta.