Carlos Poly/SMCS

Seja pela estabilidade ou mesmo pela diferença salarial (que chega a 67% no Brasil, segundo o Banco Mundial), seguir carreira como funcionário público sempre aparece como uma das principais opções profissionais para os brasileiros. E para quem está pensando em prestar concurso público, uma boa notícia: o ano de 2018 deve reservar uma agenda lotada aos concurseiros.
Para quem está à procura de oportunidades, a Prefeitura de Curitiba disponibiliza informações sobre concursos, processos seletivos e processos seletivos simplificados por meio da página http://gol.curitiba.pr.gov.br/concurso/frmConsConcursos.aspx. No espaço, deve-se selecionar os cargos disponíveis e acompanhar todo o processo e etapas das seleções.
Apenas entre agosto e outubro do ano passado, por exemplo, foram nomeados 125 servidores, entre professores, auxiliar de serviços escolares e procurador. Além disso, também foram iniciadas em novembro as providências para a contratação de 60 novos guardas municipais aprovados em concurso público, de maneira a substituir em parte as baixas ocorridas. 
Além da possibilidade de realização de concursos municipais, Henrique Arns, diretor do curso Luiz Carlos, especializado em concursos públicos, aponta que a expectativa é grande também com relação às esferas estaduais e federal, principalmente no primeiro semestre. É que com eleições marcadas para agosto, o Poder Público se vê obrigado a antecipar as provas para não descumprir a legislação, que proíbe ao Executivo e ao Legislativo contratarem três meses antes da eleição até o dia de posse dos eleitos. “O ano de 2017 se concretizou como um bom ano e 2018 tende a ser melhor ainda no primeiro semestre, que daí entramos em período eleitoral e os concursos ficam suspensos. Então agora é a hora”, aponta o especialista, destacando que o Ministério do Planejamento aprovou R$ 550 milhões para a realizar de concursos neste ano.
Ainda segundo Arns, a expectativa é que esse valor todo seja consumido ainda neste primeiro semestre. Além de editais da Abin (uma espécie de ‘CIA tupiniquim) e da Petrobras, devem ser abertos processos seletivos para a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal e vários ministérios, como o do Trabalho.

Estágios também estão lá

Além da página de concursos públicos e processos seletivos, a Prefeitura de Curitiba dispõe também de um portal exclusivo para informar à população sobre as oportunidades de estágio no município, sob responsabilidade do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). 
Basta acessar o link http://estagio.imap.curitiba.pr.gov.br/ para conferir a lista de vagas em aberto.Na página, além de conferir todo o processo, também está disponível para impressão o documento de solicitação de estágio, que deve ser encaminhado para o setor competente da Prefeitura.
Só no começo deste mês, mais de 700 estagiários foram contratados para atuar, principalmente, na rede municipal de ensino – a seleção foi feita com estudantes de Pedagogia e Psicologia. Além disso, há oportunidades em aberto para estudantes de administração, informática, turismo e publicidade, para atuar na Câmara Municipal e no Instituto Municipal de Turismo.
Segundo a administração municipal, a bolsa auxílio é, em média, de R$ 660 mensais para uma jornada diária de quatro horas, mais o auxílio-transporte.
“A oportunidade do estágio é muito importante para a formação das pessoas. Atuar na prática, com o acompanhamento e mentoria de um profissional é norteador para a carreira profissional que irão seguir”, comenta o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira.
Importante ressaltar que a modalidade ofertada pela Prefeitura é para estágio não obrigatório.