Valquir Aureliano – Warley comemora o segundo gol do Coritiba na vitória sobre o Paraná

O Coritiba venceu por 2 a 1 o Paraná Clube, nesse domingo (dia 20) à tarde, na Vila Capanema, pela 9ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, a equipe tricolor está na lanterna (na 12ª e última colocação), com 4 pontos. O time alviverde voltou para a liderança, agora com 18 pontos. Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros se classificam e os dois últimos são rebaixados para a segunda divisão estadual. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Com a derrota e os resultados da rodada, o Paraná não tem mais chances de classificação para a próxima fase. O time joga apenas contra o rebaixamento. O Paranaense distribui três vagas para a Série D do Brasileiro de 2023. Agora, se quiser ter calendário nacional no próximo ano, a única chance do time paranaense é conseguir o acesso para a Série C pela quarta divisão do Brasileiro, que começa em abril. 

O clássico teve quatro estreias de jogadores: o ponta Warley e o centroavante Clayton, pelo Coritiba, e o ponta Thiago Juan e o centroavante Iacovelli pelo Paraná Clube.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.

FASES
O Paraná soma agora 7 jogos seguidos sem vencer (6 derrotas e 1 empate). O Coritiba completou 7 jogos sem perder (4 vitórias e 3 empates) e interrompeu a série de 2 jogos sem marcar gols.

RIVALIDADE
108 Paratibas
44 vitórias do Coritiba
29 empates
35 vitórias do Paraná

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
Os desfalques no Paraná eram André Krobel (suspenso) e quatro em recuperação: Ueslei Brito, Kaio, Brener e Gabriel Leite. As novidades no time foram o volante Douglas Araújo improvisado na lateral-direita e a estreia do atacante Iacovelli (23 anos, ex-Gama, Paraná e Palmeiras). O esquema tático era o 4-4-2, com Mikael (direita) e Castanha (esquerda) abertos na linha de quatro. Iacovelli (esquerda) e Tadeu (direita) formaram a dupla de centroavantes.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
As baixas no Coritiba eram Willian Farias, Matheus Sales e Natanael, todos em recuperação. O técnico Gustavo Morínigo poupou todos os titulares e usou apenas reservas na partida. A prioridade é o jogo de quinta-feira, contra o Bahia de Feira, pela Copa do Brasil. O esquema tático era o 4-2-3-1, com Pablo García (esquerda), Robinho (centro) e Thonny Anderson (direita) na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
O clássico começou com gol. Já aos 6 minutos, Kazu cobrou lateral, Tadeu ajeitou e Moisés Gaúcho fez um golaço, de voleio. Depois do gol, o Paraná recuou e teve dificuldades para sair da defesa. O Coritiba teve controle do meio-campo e forçou a jogada pela ponta-esquerda — talvez para explorar a improvisção na lateral-direita paranista. No entanto, o domínio foi pouco produtivo. O Coxa levou algum perigo em dois lances e só criou uma chance — foi aos 45, em cobrança de escanteio de Robinho, cabeceio de Thonny Anderson e grande defesa de Wingert.

MANGA EXPULSO
Aos 41 do 1º, Alef Manga, do Coritiba, começou a provocar com gestos torcedores do Paraná Clube. Uma confusão se formou no local. O árbitro expulsou o jogador, que ainda estava como suplente, no banco.

ESTREIAS E MUDANÇA NO INTERVALO
O Coritiba voltou do intervalo com duas substituições, promovendo as estreias do ponta Warley (ex-Botafogo) e do centroavante Clayton (ex-Vila Nova). Com isso, Robinho recuou para volante, Thonny Anderson passou a jogar centralizado e Luizão foi para a ponta-direita. O 4-2-3-1 foi mantido.

VIRADA NO INÍCIO DO 2º TEMPO
Com as mudanças, o Coritiba teve facilidade para criar chances. Aos 3, Robinho lançou e colocou Warley na cara do gol – ele chutou na trave. Aos 4, Thonny Anderson fez boa jogada e cruzou na medida para Luizão finalizar de cabeça: 1 a 1. Aos 12, após boa jogada de Robinho, Matheus Alexandre e Thonny Anderson, o ponta Warley chutou no canto e virou o placar para 2 a 1.

MUDANÇAS
Aos 15, o Paraná fez suas primeiras substituições. Entraram o lateral-esquerdo Juninho e o atacante Romário Simões (ex-Nova Mutum), que fez sua estreia pelo Paraná. O ponta Mikael recuou e virou lateral. Juninho entrou improvisado como meia-ofensivo. Kazu saiu lesionado e entrou o ponta Thiago Juan (ex-Joinville), que fez sua estreia pelo Paraná. Juninho recuou para a lateral. No Coxa, aos 18, Val entrou no lugar de Robinho. Aos 24, o ponta Edson Carioca entrou no lugar de Luizão.

FIM DO SEGUNDO TEMPO
Depois da virada do Coritiba no placar e da série de substituições, o Paraná começou a sair para o jogo, mas não conseguiu criar chances e só incomodou em dois lances. O Coritiba teve espaço para contra-atacar, mas não foi bem nesse tipo de jogada e só criou uma chance, aos 41, em chute de Clayton que explodiou no travessão.

PARANÁ 1×2 CORITIBA
Paraná: Lucas Wingert; Douglas Araújo (Juninho), Rodolfo Mol, Rayne e Kazu (Thiago Juan); Moisés Gaúcho e Vinicius Kiss; Mikael, Castanha (Romário) e Iacovelli (Pablo Thomaz); Tadeu. Técnico: Rodrigo Cascca.
Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre, Thalisson Gabriel, Márcio Silva e Guilherme Biro; Bernardo (Warley) e Gustavo Bochecha; Pablo García (Clayton), Robinho (Val) e Thonny Anderson (Guillermo); Luizão (Edson Carioca). Técnico: Gustavo Morínigo.
Gols: Moisés Gaúcho (6-1º), Luizão (4-2º), Warley (12-2º)
Expulsão: Alef Manga, no banco (41-1º)
Cartões amarelos: Warley
Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes
Público: 3.488 pagantes (3.874 total)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Gol do Paraná. Lateral. Kazu cobra para a área. Tadeu ajeita com um ‘balãozinho’. Moisés Gaúcho pega de primeira, de voleio, e manda no ângulo. Golaço.
15 – Pablo García recebe na ponta-esquerda, invade a área e só é parado na pequena área.
34 – Guilherme Biro solta a bomba de longe. Wingert espalma no ângulo.
45 – Escanteio. Robinho cruza. Thonny Anderson sobe sozinho e cabeceia no canto. Wingert faz grande defesa.

Segundo tempo
3 – Robinho lança e coloca Warley na cara do gol. Ele chuta na trave.
4 – Gol do Coritiba. Thonny Anderson dribla na ponta-esquerda, invade a área e cruza para a 2ª trave. Luizão cabeceia e marca.
10 – Falta na esquerda. Robinho cruza na medida. Luizão cabeceia mal, para fora.
12 – Gol do Coritiba. Robinho inverte. Matheus Alexandre cruza da direita. Thonny Anderson desvia e Warley, livre na área, chuta no canto.
34 – Thonny Anderson avança e chuta de fora da área. Wingert espalma no canto.
36 – Juninho cobra falta e lança para a área. Romário cabeceia fraco, no canto. O goleiro se atrapalha, mas a defesa tira.
40 – Bochecha rouba de Kiss e rola para Clayton, que chuta na travessão.
42 – Warley chuta de fora da área. Wingert defende.