Divulgação/Assessoria de Imprensa

O tradicional hot dog ou cachorro-quente é lembrado no dia 9 de setembro. Além disso, no dia 13 é o Dia Nacional da Cachaça. E o que tem a ver comemorar essas duas datas juntas? Camila Kaminski, chefe Boulanger e Patisser e sócia-proprietária do Empório Kaminski, garante que utilizar cachaça em massa é um grande segredo para conseguir massas sequinhas e crocantes. Que tal colocá-la então na massa do doguinho e criar um folhado ideal? "É, sem dúvida alguma, uma preferência nacional. Doguinho é como pizza, não tem erro e tem gosto de infância", diz a empresária e chefe Camila Kaminski. 

Em alguns lugares o hot dog tradicional ganhou uma versão mais básica e diária, principalmente nas panificadoras: o doguinho. No Empório Kaminski, um deles com massa folhada se chama Dog Americano. Trata-se de um doguinho (ou melhor, dogão) diferente e delicioso com massa folhada assada envolta na salsicha ou, aqui em Curitiba, na vina. Existem muitas versões para essa delícia: com batata palha, com molho de tomate, com queijo ou o tradicional. Vale lembrar que no Empório Kaminski essa delícia está à disposição no buffet de café colonial ou no balcão de pães. Para quem gosta de se arriscar na cozinha, Camila dá sua receita de Dog Americano com massa folhada à base de cachaça:
Dog Americano 

Rendimento: 8 salgados 

Massa folhada:
1kg de farinha de trigo
200g margarina folhada (mais 400g para a folhagem)
2 ovos
½ limão taiti (suco)
400ml água
30g açúcar
5g sal
15 ml de cachaça

Recheio:
10und de Salsichas pré-cozidas em água fervente e cortadas ao meio no sentido do comprimento
150g de Catupiry
150g de Mussarela em fatias
Cheiro verde picado a gosto
2und de tomate picados em cubos
1und de cebola picada em cubos
1und de pimentão verde picado em cubos
Quanto baste de batata palha

Modo de preparo:

Massa: 

1) Em um recipiente colocar todos os ingredientes com 200g de margarina folhada. Misturar até que a massa se forme, sovando até obter o ponto de vél. Bolear a massa, colocar em um pote com tampa e guardar na geladeira até o dia seguinte.
2) No dia seguinte, abrir a massa em formato retangular, com o auxílio de um rolo, com uma espessura de 1 centímetro.
3) Colocar a margarina entre dois plásticos (os 400g) e abrir com o rolo até que esta mesma fique com o tamanho retangular correspondente a 1/3 da massa aberta, no sentido do comprimento. A massa precisa estar 1 centímetro menor no sentido da altura da massa, dos dois lados.
4) Colocar a margarina aberta ao centro da massa, dobrar as extremidades de 1 centímetro na altura por cima da margarina e, na sequência, cada lado da massa, uma sobre a outra.
5) Virar a massa a 90 graus e abri-la novamente com o rolo no sentido do comprimento, até que fique com 1 centímetro.
6) Dobrar a massa novamente, como no passo 4, e repetir mais uma vez. (aguardar 20 minutos na geladeira entre cada dobra).
7) Abrir a massa conforme a montagem explicada abaixo.

Montagem:
1) Abrir a massa folhada com o rolo de macarrão, utilizando farinha de trigo caso necessário.
2) Deixar a massa com 20 centímetros de largura e 60 centímetros de comprimento.