Publicidade
Onças

No Dia do Meio Ambiente, Apolo e Angélica ganham casa nova

(Foto: Luiz Costa/SMCS)

A inauguração do novo recinto do casal de onças-pintadas Apolo e Angélica deu início ao Dia Mundial do Meio Ambiente em Curitiba. Moradores do Zoológico, no Alto Boqueirão, desde que foram resgatados de tráfico pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os animais foram transferidos para um local mais espaçoso na manhã desta quarta-feira (5/6).

A liberação do novo espaço foi acompanhada por estudantes das escolas municipais Madre Teresa de Calcutá e CEI Monteiro Lobato, além das professoras do programa Linhas do Conhecimento, de aulas de campo. Antes, as equipes do Centro de Educação Ambiental fizeram atividades de sensibilização para a importância da conservação das onças pintadas.

O aluno Davi Gustavo da Fonseca, de 9 anos, ostentava um gorro que imitava a cabeça de um leão, seu animal favorito. Mas ele gostou muito de ver o casal de onças pela primeira vez. “Elas são lindas e é uma pena estarem em extinção. Temos que preservá-las”, disse o garoto, que estuda na escola Madre Teresa de Calcutá.

Vitória da Luz, de 10 anos, aluna do CEI Monteiro Lobato, confirmou. “Elas não podem ser mortas por diversão”, alertou. A menina é frequentadora do Zoo de Curitiba. Para ela, é um ótimo lugar para aprender sobre os animais.

O prefeito Rafael Greca acompanhou as crianças e reforçou a lição de educação ambiental. “Usar pele de animais, como algumas pessoas ainda insistem em fazer com as peles de onças, é algo muito primitivo”, contou às crianças.

Nova casa

Angélica e Apolo agora vivem no recinto vizinho ao lado do leão Simba. O local tem 440 metros quadrados e conta com estímulos ao comportamento natural dos animais, com duas piscinas, um balanço e um tablado de madeira.

O prefeito lembrou que este é o início de um trabalho de revitalização do Zoológico de Curitiba. “Ainda pretendemos promover um plano de revitalização que vai resultar em espaços maiores para outros felinos sob os nossos cuidados”, disse. As obras devem ser licitadas até o final deste ano.

Participaram da inauguração a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; os diretores de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; e de Parques e Praças, Jean Brasil; e a equipe do Zoológico.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES