O Paraná registra neste domingo (20 de maio) o dia mais frio do ano, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Tudo culpa de uma massa de ar frio, que derrubou as temperaturas em todas as regiões, fazendo com que muitos municípios amanhecessem com valores abaixo dos 5ºC.

"Tivemos temperaturas mínimas abaixo dos 5°C em várias cidades, com destaque para São Mateus do Sul (2,4°C), Inácio Martins (3,1°C) e Guarapuava e Ponta Grossa (3,2°C). Mesmo no norte e noroeste paranaense o amanhecer foi frio, com valores perto dos 7°C (e até mais baixos em alguns locais)", aponta o meteorologista Samuel Braun.

Ainda segundo ele, o ar gelado toma conta da maioria das regiões paranaenses, sendo que apenas no Litoral o frio ainda não se tornou rigoroso.  O frio é intenso e aumenta ainda mais por causa do vento que sopra de sudoeste com intensidade fraca a moderada em alguns momentos.

Em Curitiba, por exemplo, a madrugada de domingo (20) começou com 8°C à 1 hora, mas com sensação de apenas 3°C. Às 3 horas, a temperatura caiu mais ainda, chegando aos 7°C e sensação de 2°C. A previsão é que ao longo do dia a temperatura não passe dos 16ºC – a boa notícia é que há probabilidade zero de ocorrência de chuva.

Na imagem abaixo, você confere a temperatura mínima registrada na manhã/madrugada de hoje em todo o Paraná

GEADAS

Se não chove, por outro lado há ocorrência de geadas em quase todo o stado. "As áreas com geadas devem se expandir pelo interior do Estado. No sudoeste, centro-sul e em parte dos Campos Gerais geadas moderadas a fortes. As geadas fracas são registradas nas regiões das baixadas ao sul da região norte. Na Região Metropolitana de Curitiba também há previsão para a formação de geadas fracas", aponta o Simepar por meio do Alerta Geada.

A boa notícia é que na terça-feira o frio perde um pouco de força no Paraná. Ainda assim, há condições para formação de geadas, especialmente entre o sudoeste, centro-sul e sul da região metropolitana de Curitiba.