Divulgação/Flamengo/Marcelo Cortes – Matheuzinho dribla o goleiro Anderson

O Athletico Paranaense perdeu por 5 a 0 para o Flamengo, nesse domingo (dia 14) à tarde, no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dos cinco gols marcados pelo time carioca, quatro foram em cobranças de escanteio. Com o resultado, o time paranaense ficou em 5º lugar, com 37 pontos. A equipe carioca está na 2ª posição, com 39 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Com isso, os dois treinadores decidiram escalar reservas na partida desse domingo.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

Essa foi a derrota pelo maior saldo de gols sofrida por Felipão em 2022. E foi a terceira goleada sofrida pelo Athletico em 2022 – as outras foram o 4 a 0 para o São Paulo, no Brasileirão, e o 5 a 0 para o The Strongest, na Libertadores.

O placar também registra a maior derrota do Athletico para o Flamengo em toda história.

Essa também foi a maior goleada sofrida pelo clube paranaense no Brasileirão desde 2007, quando levou 5 a 0 do Náutico.

FASES
Desde a chegada de Felipão, o Athletico somou 16 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. O Flamengo também tem bons resultados desde a contratação de Dorival Júnior, com 14 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.

ESCALAÇÕES
As baixas no Athletico eram Christian, Marlos e Marcelo Cirino, lesionados. Com problemas estomacais, Bento ficou de fora. De olho no duelo da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, Felipão não escalou titulares e usou um time inteiro de reservas. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Vitinho (esquerda), Rômulo (direita) e Vitor Bueno (centro) na linha de três. Os desfalques no Flamengo eram Bruno Henrique e Rodrigo Caio, lesionados. Dorival Júnior também usou apenas reservas.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio absoluto do Flamengo, que teve a posse de bola e atacou com facilidade pelas duas pontas. O Athletico ficou recuado, deu espaços e levou sufoco. Só não levou gols no primeiro tempo porque o goleiro Anderson fez seis defesas – quatro difíceis. Uma dessas defesas foi aos 42, quando Marinho cabeceou, o goleiro desviou com a ponta dos dedos e a bola tocou no ângulo da trave. Em 45 minutos, o Furacão não conseguiu finalizar ou levar qualquer tipo de perigo ao adversário.

SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo, o Athletico tentou sair mais para o jogo. E conseguiu levar algum perigo. No entanto, levou dois gols de escanteio no início, um aos 10 e outro aos 13, ambos em cobranças de Marinho e cabeceios de Fabrício Bruno na 1ª trave. Aos 15, saiu Vitor Bueno e entrou o meia Cittadini. O esquema 4-2-3-1 foi mantido. Aos 17, o Flamengo fez 3 a 0 em contra-ataque puxado por Matheuzinho e finalizado por Ayrton Lucas. Aos 25, mais duas substituições no Furacão, com as entradas do ponta Canobbio e do volante Matheus Fernandes. Aos 26, o 4º do time carioca, mais uma vez em escanteio de Marinho e dessa vez com finalização de cabeça de Lazaro. O jogo ficou com ritmo reduzido depois e com raras jogadas ofensivas. Aos 41, Abner entrou no lugar de Pedrinho. Aos 47, Arrascaeta bateu escanteio e Pedro, livre na 2ª trave, tocou de cabeça.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico somou 31% de posse de bola, 5 finalizações (3 certas), 14 faltas cometidas e 77% de precisão nos passes. O Flamengo teve 19 finalizações (13 certas), 13 faltas cometidas e 91% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

FLAMENGO 5×0 ATHLETICO
Flamengo: Santos, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, Thiago Maia e Victor Hugo (Arturo Vidal); Marinho (Gabigol), Diego (Arrascaeta) e Everton Cebolinha (Pedro); Lázaro (Vitinho). Técnico: Dorival Júnior
Athletico: Anderson; Orejuela, Matheus Felipe, Nico Hernández e Pedrinho (Abner); Erick e Alex Santana (Matheus Fernandes); Vitinho, Vitor Bueno (Cittadini) e Rômulo (Canobbio); Vitor Roque. Técnico: Felipão
Gols: Fabrício Bruno (10-2º e 13-2º), Ayrton Lucas (17-2º), Lazaro (26-2º) e Pedro (47-2º)
Cartões amarelos: Pablo, Thiago Maia, Marinho (F). Vitor Roque, Alex Santana (A).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Público: 59.175 pagantes
Local: Maracanã

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Cebolinha rola para Ayrton Lucas, livre na área. Ele chuta cruzado. Anderson espalma.
3 – Falta frontal. Marinho bate no canto. Anderson rebate.
13 – Marinho cruza da direita. Cebolinha cabeceia no centro. Anderson segura.
20 – Cebolinha passa por Orejuela, invade a área e rola para Marinho, que fura na cara do gol.
22 – Marinho finta Nico e chuta. Anderson rebate.
34 – Marinho chuta de fora da área. Anderson segura.
42 – Diego lança pra área. Marinho desvia de cabeça. Anderson toca com a ponta dos dedos e a bola explode no ângulo da trave.

Segundo tempo
10 – Gol do Flamengo. Escanteio. Marinho cruza para a 1ª trave. Fabrício Bruno ganha de Nico e cabeceia no canto.
12 – Cebolinha chuta de fora da área. Anderson espalma no ângulo.
13 – Gol do Flamengo. Escanteio. Replay do 1º gol. Marinho cruza para a 1ª trave. Fabrício Bruno sobe no espaço entre Nico, Anderson e Anderson. E cabeceia no canto.
17 – Gol do Flamengo. Contra-ataque. Matheuzinho recebe nas costas da zaga, dribla Anderson, que derruba o adversário. A bola sobra para Ayrton Lucas, que chuta para o gol vazio.
19 – Vitinho chuta da entrada da área. Santos segura no centro.
26 – Gol do Flamengo. Escanteio. Marinho cobra para a 1ª trave. Lazaro sobe sozinho e cabeceia no canto.
44 – Matheus Fernandes pega rebote fora da área e chuta. Santos segura.
44 – Vitor Roque chuta de fora da área. Santos segura.
47 – Gol do Flamengo. Escanteio. Arrascaeta cruza para a 2ª trave. Pedro sobe livre e cabeceia.