Divulgação/Coritiba – Jogadores do Coritiba comemoram gol no primeiro tempo: virada no segundo tempo

O Coritiba perdeu por 3 a 2 para a Ponte Preta, nessa sexta-feira (dia 26) à noite, pela 38ª (e última) rodada da Série B. O clube paranaense apenas cumpria tabela na partida — já havia garantido o acesso à primeira divisão e não tinha mais chance de conquistar o título. A equipe paulista não corria mais risco de rebaixamento e não tinha chance de acesso. Com o resultado, o Coxa ficou em 2º lugar, com 64 pontos. A Ponte está em 10º lugar, com 49 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Até o fim da competição, no domingo, o Coxa pode cair para a 3ª posição se o Goiás não perder em casa para o Brusque. E pode cair para o 4º lugar se, além do Goiás somar algum ponto, o Avaí golear por sete gols o Sampaio Corrêa, em Florianópolis.

Com o fim da Série B, o Coritiba só volta a jogar em 22 de janeiro, quando começa o Campeonato Paranaense.

A partida dessa sexta-feira ficou marcada pelo alto número de desfalques: 16 no total — sete no Coritiba e novena Ponte Preta.

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram Wilson (questões pessoais), Val (motivo não revelado), Jhony Douglas (motivo não revelado), Robinho (lesão), Henrique (lesão), Willian Farias (suspenso) e Rafinha (suspenso). A principal novidade era o meia Biel, 19 anos, titular pela primeira vez em 2021. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Waguininho (direita), Igor Paixão (esquerda) e Biel (centro) na linha de três.

PONTE DESFALCADA
A Ponte Preta não terá os zagueiros Edinei e Fábio Sanches, o meia Camilo e o centroavante Rodrigão, que foram liberados para férias antecipadamente. Outras baixas eram os volantes Marcos Júnior e Yago Henrique (suspensão), além do lateral-esquerdo Rafael Santos e dos pontas Niltinho e Richard (recuperação).

PRIMEIRO TEMPO
Apesar de ser um jogo apenas para ‘cumprir tabela’, os dois times fizeram uma boa partida no primeiro tempo, com ataques frequentes dos dois lados. O Coritiba abriu o placar já aos 2 minutos, em escanteio cobrado por Biel e cabeceio de Wellington Carvalho. O time paranaense seguiu melhor e perdeu grande chance aos 4, com Natanael. Depois disso, porém, a Ponte tomou conta do jogo, com boas arrancadas de Moisés pela esquerda. Alex Muralha evitou quatro gols do time paulista nesse período. Sá que aos 34 minutos, Castán tirou o perigo da área e acabou armando contra-ataque. Igor Paixão disparou desde a linha divisória, invadiu a área e fez um golaço: 2 a 0.

SEGUNDO TEMPO
A Ponte manteve a força ofensiva de antes e melhorou no meio-campo. O Coxa caiu de produção e e sofreu o empate em pouco tempo. Aos 7, o lateral cruzou na medida para Josiel cabecear no canto. Aos 11, Matheus Anjos jogou para área, Josiel desvioou e Léo Naldi saiu na cara do gol para finalizar: 2 a 2. Aos 17, saiu o meia Biel e entrou o ponta João Vitor. Com isso, Waguininho passou a jogar centralizado. O jogo ficou truncado em seguida. Aos 24, saiu Waguininho e entrou o centroavante William Alves. O Coxa caiu ainda mais de produção. A Ponte virou aos 35, em chute de longe de Pedrinho e falha de Alex Muralha. Aos 40, mais duas substituições no Coxa, com as entradas do ponta Vinícius e do atacante Dalberto. Vinícius (ex-Caldense) fez sua estreia pelo Coritiba. 

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 9 finalizações (2 certas), 52% de posse de bola e 85% de passes certos. A Ponte obteve 22 finalizações (6 certas), 48% de posse de bola e 85% de passes certos. Os números são do site Sofascore.

PONTE PRETA 3×2 CORITIBA
Ponte Preta: Ivan; Kevin (Felipe Albuquerque), Gustavo Cipriano (Douglas Mendes), Thiago Lopes e Marcelo Hermes (Jean Carlos); Léo Naldi e André Luiz; Thalles (Pedrinho), Matheus Anjos (Lucas Cândido) e Moisés; Josiel. Técnico: Gilson Kleina.
Coritiba:Alex Muralha; Natanael, Wellington Carvalho, Luciano Castán e Guilherme Biro; Matheus Sales e Gustavo Bochecha (Vinícius); Waguininho (William Alves), Biel (João Vitor) e Igor Paixão (Dalberto); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Wellington Carvalho (2-1º), Igor Paixão (34-1º), Josiel (7-2º), Léo Naldi (11-2º) e Pedrinho (35-2º)
Cartões amarelos: Wellington Carvalho, Igor Paixão, Guilherme Biro, Luciano Castán (C). Marcelo Hermes, Léo Naldi (PP)
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)
Local: Estádio Moises Lucarelli, em Campinas

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Gol do Coritiba. Biel bate escanteio. Wellington Carvalho voa e cabeceia no alto.
4 – Bola pra área. Igor Paixão tromba com o zagueiro. A bola sobra para Natanael, na área. Ele chuta sobre o gol.
26 – Falta de média distância. Moisés cobra no ângulo. Alex Muralha faz grande defesa.
27 – Escanteio. Matheus Anjos tenta o gol olímpico. Alex Muralha faz boa defesa.
28 – Léo Naldi chuta de fora da área. Alex Muralha defende em dois tempos.
29 – Wellington Carvalho recua ‘na fogueira’. Moisés sai na cara do gol e chuta. Alex Muralha sai bem, por baixo, e defende.
34 – Gol do Coritiba. Bola alta para a área do Coxa. Castán tira o perigo, despachando para a meia-esquerda. Igor Paixão dispara, dribla dois, invade a área e chuta na saída do goleiro. Golaço.
42 – Moisés faz boa jogada, invade a área e chuta cruzado. Wellington Carvalho tira.
44 – Moisés faz boa jogada e rola na medida para Thalles. Na cara do gol, ele chuta para fora.

Segundo tempo
7 – Gol da Ponte Preta. Felipe Albuquerque cruza da direita. Josiel aparece livre na área e cabeceia no canto.
9 – Falta na direita. Gustavo Bochecha cruza. A bola toca no chão e vai no canto. O goleiro espalma.
11 – Gol da Ponte Preta. Matheus Anjos lança para a área. Josiel dá um toquinho de calcanhar. Léo Naldi sai na cara do gol e chuta no canto.
35 – Gol da Ponte Preta. Pedrinho arrisca de longa distância, em cima de Alex Muralha, que se atrapalha e erra a bola.
43 – André bate de fora da área. Alex Muralha espalma no canto.