"No limbo", Paraná aproveitará fim de ano para experiências

Após o trágico desfecho da Série B, com o Paraná dando adeus a qualquer chance de conquistar o acesso após a derrota por 2 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro, no último sábado (16), Dado Cavalcanti deve aproveitas as duas últimas rodadas da Série B para dar oportunidades aos garotos da base paranista.

Para O jogo deste sábado (23< contra o Guaratinguetá, no interior de São Paulo, a comissão técnica do Tricolor convocou 20 jogadores, sendo que metade dos atletas são jovens revelados pelo próprio Paraná Clube – se incluirmos na lista o experiente goleiro Marcos e o meia Lucio Flávio, o número sobe para 12.

Jogadores importantes para o Paraná nesta Série B, como Anderson, Cambará, Ricardo Conceição, Paulinho e Reinaldo, ficam de fora por conta de lesão. A grande novidade do grupo, destaque inclusive na página oficial do clube, é o volante Jonathan, que começou a carreira ainda no futsal do Paraná e que chamou a atenção de Dado Cavalcanti durante um coletivo envolvendo juniores e o elenco profissional. O jovem trabalha há cerca de um mês com o grupo.

Apesar das novidades, Dado descarta mudanças radicais na equipe. Temos que fazer com responsabilidade. Não vou mudar o time por completo. Temos que fazer aos poucos, afirmou o treinador, que tem contrato até o fim do ano com o clube e conversa para renovar. Coritiba e Náutico seriam outros interessados no técnico.

Guará contra a queda

Se o Paraná já está no limbo, aparecendo no 10º lugar da tabela, com 51 pontos, o Guaratinguetá ainda tem muito o que lutar até o fim da Série B. Com 41 pontos, a equipe comandada pelo técnico interino Betinho aparece na 16ª colocação, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.

O treinador já prometeu mudanças na equipe par ao jogo no estádio Dario Rodrigues Leite. O único desfalque é o zagueiro Wendel, que se recupera de lesão. A novidade é o atacante Alex Afonso, que jogou pelo Paraná Clube em 2009 e retorna ao time do Guará após cumprir suspensão.

(O Alex Afonso) É um jogador de frente, que procura a defesa ofensiva. No setor de meio campo estou pensando. Temos que fazer algo diferente já a partir da escalação. Trabalhamos algumas alternativas para quando chegar no sábado a gente esteja ciente do que tem que ser feito, afirmou Betinho.

A expectativa é que a equipe paulista aposte em um jogo mais ofensivo, buscando insistentemente a vitória. É um jogo que nós necessitamos da vitória, então vamos em busca dela. Para isso vamos correr alguns riscos. Vamos ter que marcar o adversário mais a frente, tentando fazer uma pressão. Automaticamente você acaba se expondo um pouco mais, ponderou o comandante.

Confira os jogadores do Paraná relacionados para o confronto: (em negrito, os atletas revelados na base paranista)

Alex Bruno
Alex Alves
Carlinhos
Henrique
JJ Morales
João Antônio
Jonathan
Júlio César

Léo
Lúcio Flávio
Luisinho
Marcos
Moacir
Néverton 
Paulinho Oliveira
Rodrigo Mann
Roniery
Rubinho
Thiago Rodrigues
Tiago Silva

Guaratinguetá x Paraná

Guaratiguetá

Saulo; Murilo, Pedro Paulo, Marquinhos e Tiago Ulisses; Giovanni (Moacir), Fransergio (Renato Peixe), Julio Cesar e Jonatas Belusso; Michael (Xuxa) e Rafinha. Técnico: Betinho (interino)

Paraná

Marcos; Roniery, Alex Bruno, Alex Alves e Henrique; Rodrigo Mann, Moacir, Paulinho Oliveira e Lúcio Flávio; Luisinho e JJ Morales (Léo). Técnico: Dado Cavancanti

Árbitro: Claudio Mercante Júnior (SC)

Local: Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, sábado, às 17h20