Assine e navegue sem anúncios [+]
Natureza e história

Norte Pioneiro, das entradas e bandeiras ao cheirinho do café

A localização geográfica tem alguns fatores fundamentais para garantir o desenvolvimento diferenciado em relação à Carlópolis, às margens da Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes
A localização geográfica tem alguns fatores fundamentais para garantir o desenvolvimento diferenciado em relação à Carlópolis, às margens da Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes (Foto: Prefeitura de Carlópolis)

O Norte Pioneiro do Paraná não recebe esse nome por acaso. Foi por ali, na parte mais ao Nordeste do Estado, que os paulistas chegaram para colonizar a região por meio das conhecidades entradas e bandeiras, movimentos que desbravaram o País desde o seu descobrimento. Composta por 46 municípios, teve sua época áurea com o café, até a década de 1970. Atualmente, tem no turismo um dos seus alicerces econômicos. E é seguindo o cheirinho do café que encontramos as belezas que a região oferece.

A mesma natureza que abençoou as terras com a fertilidade que gerou riqueza também deu vida a paisagens que se tornaram verdadeiros cartões-postais e impulsionaram o turismo regional. São rios, cachoeiras, represas, termas e muitas áreas verdes, que atraem inúmeros turistas durante todo o ano.

Mas nem só de paraísos naturais vive o Norte Pioneiro. A saga do café e a reunião de diferentes povos, como paulistas, mineiros, italianos e japoneses, originou um grande patrimônio cultural manifestado no dia a dia e eternizado em museus e obras arquitetônicas.

Abrigando parte da Rota do Café, o Norte Pioneiro é por excelência um destino de turismo rural. Em diferentes municípios, é possível conhecer mais de perto o processo de fabricação da bebida mais consumida no Brasil, colocar a mão na massa e ajudar na lida do campo, ou apenas curtir o sossego e o ar puro de fazendas, sítios e pesque-pagues. Provar as delícias da culinária rural e colonial é quase uma obrigação para quem visita a região.

Com muitos municípios integrantes da Rota do Rosário, a região também é referência em turismo religioso. Além da beleza arquitetônica e do requinte das igrejas, destacam-se os santuários que servem de cenário para celebrações e peregrinações o ano todo.

Seja pelo passado cafeeiro ou pela riqueza multicultural trazida pela colonização, a região tem muita história pra contar e cultura pra mostrar. Todo esse patrimônio está exposto em museus, arquivos históricos e centros culturais.

Como chegar
Próximo a São Paulo, o Norte Pioneiro é cortado por diversas rodovias federais e estaduais. Dentre as principais, estão BR-369, BR-153, PR-092 e PR-151. Para quem sai de Curitiba, a rota direta é a BR-277, até Ponta Grossa. De lá, acesse a PR-151, pedagiada, e chegar até Jaguariaíva, já no Norte Pioneiro. Mas, também há a opção de acessar a PR-090 em Piraí do Sul, e de lá chegar até são Jerônimo da Serra.

Ribeirão Claro
O potencial turístico da cidade recebe reconhecimento crescente. A localização privilegiada, às margens do Rio Paranapanema, as belas paisagens naturais e a proximidade da Represa de Chavantes atraem turistas de diferentes regiões, em todas as épocas do ano. Do conforto dos resorts à aventura do camping, são muitas as opções para quem gosta de se refrescar na água. Fazendas também oferecem hospedagem. (foto: Fabio Dias/Acervo EPR)

Tomazina
Tomazina é uma forte produtora agrícola do Norte Pioneiro. Além da prosperidade econômica, o município tem grandes riquezas naturais, como as imponentes quedas d’água do Salto Cavalcanti e as corredeiras do Rio das Cinzas. O religioso também está muito presente com as relíquias de Santo Inocêncio e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, considerada a Capela Sistina do Norte Pioneiro do Paraná. (foto: Tony Ribeiro/PMT)

Ibaiti
Conhecida como a Rainha das Colinas por ficar entre encostas, Ibaiti é privilegiada pela natureza. O município oferece aos turistas, passeios por cachoeiras, rapel, visita a uma mina de carvão desativada, pista de caminhada e santuários. A cidade também tem agito. O calendário de eventos inclui as festas do Milho Verde e da Batata Recheada, além da Feira Industrial, Comercial, Artesanal e Agropecuária. Outro point dos aventureiros é o Pico Agudo, às margens da BR-153. (foto: Prefeitura de Ibaiti)

Santo Antônio da Platina
Conhecida como Cidade Polo Comercial, Santo Antônio da Platina possui um expressivo número de lojas, nos mais variados segmentos, se destacando como centro de compras da região. Há cerca de mil estabelecimentos comerciais em Santo Antônio da Platina. Cidade centenária, hospitaleira, está localizada na região do Norte Pioneiro, a 363 km de Curitiba, ao lado de Jacarezinho, Guapirama e Barra do Jacaré. Sua feira e exposição (Efapi), é uma das mais conhecidas do Estado. (foto: Prefeitura de Santo Antônio da Platina)

Jacarezinho
Se o turista está procurando um local para descansar e aprofundar-se espiritualmente, Jacarezinho é uma cidade que não pode faltar no roteiro de viagens. Além da exuberante natureza, a riqueza cultural e histórica do município está retratada nos prédios religiosos A ainda cidade é conhecida como a Capital Estudantil do Norte Pioneiro, devido a seus colégios e faculdades tradicionais que atraem estudantes de diversas partes do país. (foto: Guilherme Melo/PMJ)

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK