Marcelo Camargo/Agência Brasil – Doença vem avançando no Paraná neste ano: importância da vacina

A próxima etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece de 18 a 30 de novembro, tem como público-alvo os jovens de 20 a 29 anos que não estão em dia com a vacina. Este grupo é considerado pelo Ministério da Saúde como um dos com maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa ter duas doses confirmadas da vacina para estar imunizada.

A vacina é o único meio eficaz de proteger contra o sarampo, doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade (se a pessoa não está protegida pela vacina).

Até a semana passada, o Paraná tinha confirmados 316 casos da doença. Os dados mostram o grande aumento de casos e o alcance territorial da doença no Paraná. Das 22 regionais de saúde, 20 têm casos confirmados ou em investigação. Apenas as regionais de Campo Mourão e Cornélio Procópio não registram notificações de sarampo.

Os 316 casos estavam distribuídos nos seguintes municípios: 217 em Curitiba; 4 em Almirante Tamandaré; 1 em Araucária; 1 em Balsa Nova; 2 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 8 em Campo Largo; 20 em Colombo; 1 em Fazenda Rio Grande; 1 na Lapa; 1 em Mandirituba; 10 em Pinhais; 10 em Piraquara; 1 em Quatro Barras; 5 em Rio Branco do Sul; 11 em São José dos Pinhais; 2 em Castro; 1 em Ponta Grossa; 1 em Irati; 2 em Maringá; 7 em Londrina; 1 em Rolândia; 3 em Carlópolis; 3 em Jacarezinho.