Freepik

O turismo é uma das atividades do terceiro setor que mais cresce no mundo e gera um grande desenvolvimento econômico para muitas cidades e a maneira de se fazer turismo mudou muito nos últimos 10 anos.

Com a globalização o turismo sofreu fortes impactos como as mudanças nas transações financeiras entre outros fatores. A criptomoeda é uma dessas mudanças do mercado, sendo um sistema de pagamento de maneira global e não somente dinheiro digital.

Mesmo com a ameaça constante da pandemia pelo COVID-19, existe um aumento considerável nas reservas de diárias para o turismo nos próximos meses.

Para muitos viajantes o maior sonho é poder realizar suas viagens sem precisar se preocupar com câmbios de moedas e taxas de conversão de cartão de crédito.

Junto com a Avatrade Portuguese indicaremos como utilizar as criptomoedas em suas viagens:

Como fazer turismo com criptomoedas

As taxas de transação são baixas o que se tornou uma tecnologia revolucionária permitindo transações rápidas, quase instantâneas para qualquer pessoa de forma segura e privada.

As vantagens de fazer uso da moeda virtual no turismo são amplas, sendo:

  • As transferências são mais rápidas que outros meios digitais, como DOC/TED;
  • É possível transferir criptomoedas a qualquer dia e horário, em qualquer parte do mundo;
  • A identidade e as compras são preservadas.

 

Onde usar criptomoedas?

É possível viajar e pagar tudo ou quase tudo com criptomoedas, muitos serviços virtuais e estabelecimentos já aceitam os pagamentos em moeda virtual.

Em Paray/RJ um hostel adaptou os recebimentos de diárias e refeições com criptomoedas, já que seu dono teve a percepção de que muitos turistas eram estrangeiros. Assim como o Hostel Giramundo/SP e a Pousada Luzes de Geribá localizada em Búzios/RJ.

Em Salvador, a agencia de turismo Bahia Ticket localizada no Pelourinho, vende pacotes de turismo, além de passeios e passagens com criptomoedas.

Em Pernambuco existem mais de 80 estabelecimentos ligados ao turismo que aceitam a moeda virtual como forma de pagamento. Entre eles estão bares, postos de gasolina, lojas e taxistas.

Além de aeroportos e companhias aéreas, as empresas de transporte rodoviário como a Viação Garcia, já estão adaptadas para receber pagamentos com moedas virtuais.

Criptomoedas em viagens fora do Brasil

Algumas empresas e sites internacionais já fazem uso desse novo tipo de recebimento. Na Espanha por exemplo o estádio de futebol do Real Madrid aceita criptomoedas como forma de pagamento para fazer o tour dentro do estádio. Tornando-se o primeiro clube da Europa a aceitar dinheiro virtual.

É importante ter em mente que a cotação das criptomoedas é volátil, podendo estar em alta quanto em baixa. Para se ter uma maior segurança durante as operações e não correr o risco de perder com a volatilidade, se recomenda realizar a conversão da moeda virtual somente quando for usar. As transações realizadas com criptomoedas são irreversíveis.

A maneira mais simples e fácil de utilizar as criptomoedas para realizar suas viagens, é adquirir pacotes turísticos e passagens através de agências de turismo, que estejam adaptadas e sejam de confiança para receber esse tipo de pagamento.