Luis Pedruco – No Empório 80

Os restaurantes, bares e casas noturnas de Curitiba mal se recuperaram dos dois anos de abre e fecha da pandemia e já enfrentam novas dificuldades. Com a nova onda de Covid causada pela variante Ômicron, muito mais contagiosa, além da H3N2 e outras viroses, neste início de ano, 80% dos estabelecimentos já tiveram funcionários contaminados afastados. O movimento e o faturamento também caíram 50% em janeiro, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), seção Paraná. A casa noturna Empório 80, em Curitiba, por exemplo, registrou 17 cancelamentos de aniversário de 15 de janeiro a 31 de janeiro, todos por causa aniversariante ou alguém da família contaminados por Covid-19.

“Nós estamos passando um dos piores inícios de ano do nosso setor. Passamos dois anos entre sobe e desce da pandemia e neste começo de ano. Tivemos uma queda de movimento e faturamento de 40 e 50% no Paraná. Isso mexe com o planejamento dos empresários, sem falar na crise econômica. Estamos que readaptar novamente”, disse o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, em entrevista ao Bem Paraná. Segundo ele, o afastamento de funcionários contaminados também complicou a vida dos empresários do setor: “Com a falta de testes, o afastamento automático e prolongado foi necessário e empresários tiveram que fazer contratações por taxa, que causa um aumento do custo também. Muitos estabelecimentos reduziram os horários de funcionamento. Alguns deixaram de abrir à noite ou durante a semana”.

Ele ressaltou que a crise poderia ser maior se os governos estadual e municipais tivessem aumentado as restrições com a nova Ômicron: “É verdade que poderia ser pior, mas precisamos caprichar nos protocolos de segurança rígidos para mantermos as portas abertas e superarmos mais essa crise”. Em Curitiba, neste momento, os estabelecimentos podem funcionar com 70% de ocupação.

Flavio Marcelo Ferreira, dono da casa noturna Empório 80 e produtor cultura, confirmou que janeiro foi um ano perdido devido à ressaca de fim de ano e à nova variante da Covid: “Parece que todo mundo voltou da praia positivado. A nova cepa da Ômicron trouxe novamente o impacto negativo e quem sofre com isso somos nós.”

Campanha ‘A Pista é dos Vacinados’ quer dar segurança aos clientes

O proprietário da casa noturna Empório 80, Flávio Marcelo Ferreira, acredita que neste momento da pandemia, os clientes passaram a buscar entretenimento com segurança e por isso lançou a Campanha “A Pista é dos Vacinados”, mesmo com o risco de perder alguns clientes. “Passamos a exigir do nosso público apresentação da carteira de vacinação ou do aplicativo saúde já com o sistema vacinal. Na minha opinião, é uma ignorância sem tamanho não tomar vacina, porém, não estamos mais nos anos 80, 90, 2000 que a informação era limitada, hoje todos tem acesso a informação, através da internet, então entendo que não cabe mais esse tipo de discussão na sociedade, cabe sim, é ação, por parte principalmente dos empresários, já que o poder público, prefere não se manifestar em relação a isso”, afirmou Ferreira. “Além de seguir os protocolos de segurança e indo além, temos medição de temperatura na entrada, esse conjunto de ações, vem dando segurança para o retorno, lentamente, dos clientes.”

Na opinião dele, todo o meio empresarial deveria se unir com medidas como a exigência de passaporte da vacina. “Temos decisões favoráveis neste sentido, em todas as cortes do país, seja STF, seja justiça do trabalho, não podemos obrigar ninguém a se vacinar, mas também, não somos obrigados a recebe-los em lugar nenhum. A partir do momento, que todos os empresários se unirem em torno desse aspecto, acredito eu que contribuiremos com o poder público que vem exercendo um trabalho de excelência na questão vacinal”, afirma ele.

Para ele, só com a exigência do comprovante de vacina de clientes e funcionários será possível acelerar o fim da pandemia: “E consequentemente reaquecer não só o setor de entretenimento, mas como toda a economia”. O próximo evento do Empório 80, só para vacinados, será no dia 15 de fevereiro, com Santiago Mello e abertura de Amanda Moment. O gastropub Empório 80 fica na Avenida Comendador Franco, 3874.

Estratégias

De posicionamento político à polenta de graça para crianças

Outros bares também passaram exigir comprovante de vacinação, como o Cosmos Gastrobar, que desde outubro do ano passado, não só passou atender apenas os vacinados como anunciou seu posicionamento contra o presidente Jair Bolsonaro. “A partir de hoje é: FORA BOLSONARO. Dentro só vacinado. Só vamos permitir a entrada com comprovante de vacinação. Negacionista não entra aqui não”, anunciou o bar naquele dia.

Depois de dar ‘brinde’ para adultos vacinados, o Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, presenteia as crianças que apresentarem o comprovante de vacinação contra a COVID-19 com uma porção da famosa Polenta Kids – polenta palito servida em uma embalagem divertida e interativa. A promoção que já foi feita pelo restaurante para a população adulta, tem o objetivo de incentivar a campanha de vacinação infantil e será válida de segunda-feira a sexta-feira no Container Express – exceto as terças que o mesmo encontrasse fechado – para crianças de 5 a 11 anos, mediante fornecimento do CPF e disponível apenas para uma retirada por criança.