Ari DIas/ AEN-PR

A nova variante do coronavírus, identificada recentemente no Amazonas, já pode estar circulando por Curitiba. Segundo informou nesta sexta-feira (22 de janeiro) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), parte das pessoas que vieram do estado no norte do país para a capital paranaense sabiam que estavam infectados pelo novo coronavírus, mas mesmo assim decidiram viajar.

Até o momento, já foram identificados nove casos desse tipo, sendo que três dos pacientes estão internados. Todas essas pessoas estão sendo monitoradas desde que buscaram atendimento na rede de saúde.

Segundo afirmou a médica infectologista Marion Burger, da Prefeitura de Curitiba, em entrevista ao Meio Dia Paraná, da RPC, todas essas pessoas infectadas vieram de avião para Curitiba. Agora o desafio das equipes de saúde agora é identificar se os manauaras contaminaram mais alguém, se utilizaram máscara durante toda a viagem e etc.

Um dos motivos que teria levado essas pessoas que vivem em Manaus a viajar, mesmo sabendo que estavam contaminadas, seria o temor por conta do caos na saúde no Amazonas. O estado no norte do país passa por uma crise por falta de oxigênio, inclusive com pacientes morrendo asfixiados em hospitais.

“Há pessoas que vieram porque estavam preocupadas com a situação da saúde em Manaus. Algumas vieram com início de sintomas e outras coletaram amostra, mas vieram antes dos dias de complicação da doença”, afirmou Burger.

As amostras coletadas dos pacientes manauaras foram encaminhadas para a FioCruz, no Rio de Janeiro, que irá verificar e confirmar (ou não) se esses pacientes estavam contaminados pela nova linhagem do coronavírus.