Divulgação/FCC

A trajetória de pintores, escultores, fotógrafos e ilustradores será o enfoque da visita guiada Artistas Visuais ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. O passeio acontece neste sábado (11/8), das 9h às 12h, e será conduzido por Clarissa Grassi, pesquisadora da Fundação Cultural de Curitiba

Em comemoração ao Dia Nacional das Artes, celebrado em 12 de agosto, os participantes poderão conhecer um pouco da biografia e da produção de artistas sepultados no cemitério, como Alfredo Andersen, Maria Amélia d'Assumpção, Guido Viaro, Fanny Volk, Arthur Wischral, Alceu Chichorro.

O percurso vai apresentar um total de 15 personalidades cujas trajetórias foram fundamentais para a arte curitibana e paranaense.

Os interessados em participar do passeio devem fazer inscrição via e-mail, a partir desta segunda-feira (6/8), enviando nome completo e número de RG para [email protected].

A visita guiada é gratuita, tem classificação livre e as vagas são limitadas.

História

O cemitério São Francisco de Paula é o primeiro da cidade e foi inaugurado em dezembro de 1854. Entre seus 51.414 metros quadrados repousam mais de 80 mil sepultados.

Personalidades como Barão do Serro Azul, Maria Bueno, Helena Kolody, Emiliano Perneta dividem espaço com políticos, empresários, artistas e anônimos entre construções que apresentam diferentes visões de morte.

Promovida pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, a visita guiada oferece ao visitante informações sobre arquitetura, geologia, história e arte e a trajetória das pessoas ali sepultadas. O objetivo da ação é desmistificar o cemitério e mostrar seu potencial como patrimônio cultural da cidade.

 

 

Serviço: visita guiada Artistas Visuais

Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, s/nº)

Data: sábado (11/8), das 9h às 12h

Inscrições: interessados devem enviar nome completo e número de RG para o e-mail: [email protected]

Gratuito, vagas limitadas