Oxford/AstraZeneca

Novo lote de vacina chega ao Paraná no final da noite deste sábado. São mais 86,5 mil doses

(Foto: Fernando Frazão/ABr)

As vacinas Oxford/AstraZeneca, desenvolvidas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), devem chegar ao Paraná neste sábado (23), às 23h25, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O voo comercial é da Azul Linhas Aéreas.

Segundo o Ministério da Saúde, o Estado receberá 86.500 doses do imunizante, que também já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Governo do Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na segunda-feira (18). As primeiras 132.771 doses (metade do lote) foram entregues a Curitiba e região e ao Interior na terça (19). Na quinta-feira (21) todos os municípios já haviam iniciado a imunização. Na sexta-feira (22) o Estado já contabilizava 57,2 mil imunizados, terceiro melhor índice do País.

PLANO – Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, na primeira etapa da vacinação serão imunizados profissionais da saúde que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais,  população indígena, pessoas com deficiência severa e trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus.