Colaboração – Centro de Curitiba às 10h15 desta quinta-feira

A proximidade de mais uma grande área de instabilidade escureceu o céu por volta das 10 horas desta manhã de quinta-feira, 10, em Curitiba. Segundo a previsão do Simepar, ”  uma célula de bastante instabilidade está sobre a região de Curitiba”.  E há a possibilidade de chuva mais intensa acompanhada de granizo nos próximos na cidade que ainda tenta se refazer dos estragos da tempestade desta tarde de quarta-feira, 18. 

Os transtornos do trânsito por conta da queda de galhos e de árvores causados pela tempestade desta quarta-feira, 18, seguiram pela manhã desta quinta-feira, 18. Com vários pontos da cidade interditados ou em meia pista. O trânsito está bloqueado na Avenida Getúlio Vargas com a Rua Ângelo Sampaio, ainda com pontos de alagamentos.  O mesmo ocorre na Rua Cel. Dulcídio que está fechada, com alagamento, entre as ruas Brasílio Itiberê e Petit Carneiro. A Rua Brigadeiro Franco pode ser utilizada como opção de desvio.

Segundo as informações da Prefeitura, foram registradas 52 solicitações de quedas de árvores e galhos grandes pela Secretaria do Meio Ambiente que está com as equipes em atendimento. Em Curitiba, 1.200 pessoas foram afetadas pela chuva.

A Avenida Anita Garibaldi com a Frederico Stella, no bairro Cachoeira, está com bloqueio parcial, após a queda de uma árvore.

No Batel, o trânsito está fechado na Rua Gutemberg com a Cel. Dulcídio. O desvio é pela Dom Pedro II. No Parolin ainda há pontos de alagamentos no sentido bairro da Mal. Floriano com a Rua João Viana Seiler.

A Prefeitura distribuiu lonas, colchões e cobertores para as famílias.

Não houve desabrigados nem desalojados.

ENERGIA

De acordo com as informações da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel),  nesta manhã de quinta-feira, 19, cerca de 4 mil casas seguem sem energia por causa da tempestade desta quarta-feira, 18. 

Pela cidade há vários semáforos sem energia e equipes da Setran estão nas ruas para orientar os motoristas.

TRABALHO

Há 14 equipes de arborização nas ruas de Curitiba desde a noite de quarta-feira para fazer os atendimentos das solicitações relacionadas a quedas de árvores ou galhos em vias públicas. A expectativa é de que até o final do dia desta quinta-feira (19/9) haja desobstrução de todas as ruas. Até agora, 60% dos casos foram atendidos. 

Já estão em andamento trabalhos de retirada das árvores caídas nas ruas Coronel Dulcídio e Gutemberg, no Batel; e da Estrada Guilherme Weigert, no Santa Cândida. São priorizados os casos de obstrução total ou maior de pista, alguns demandam apoio da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) em razão dos fios de alta-tensão.

Foram registradas 52 solicitações de quedas de árvores e galhos grandes pela cidade. 

De acordo com o Simepar, a chuva de quarta-feira (18/9) foi rápida e intensa. A estação do instituto no Jardim das Américas registrou 21,6 milímetros de chuva em apenas 15 minutos, por volta das 19h, num total de 33 milímetros de precipitação atmosférica. As rajadas de vento atingiram 65 km/h.

Trânsito

O desligamento de energia também afetou vários semáforos na cidade. Na manhã desta quinta-feira a Setran registrava 35 semáforos afetados, entre desligados ou em alerta (piscando em amarelo). Os bairros mais afetados são Boa Vista, Bacacheri, Cabral, Mercês e Rebouças.

Ainda são registrados alguns pontos de alagamentos nas vias, os maiores casos são na Avenida Marechal Floriano Peixoto com a João Viana Seiler, no Parolin, no sentido bairro.

Na Coronel Dulcídio, entre a Brasílio Itiberê e a Petit Carneiro, no Água Verde, há bloqueio total de trânsito por conta de alagamento. A opção de desvio é pela Brigadeiro Franco. 

Obras

Por causa das fortes chuvas de quarta-feira (18/9), foram adiados os serviços de revitalização do pavimento em seis pontos da Linha Verde. O trabalho estava programado para começar nesta quinta. 

Educação

Das 185 escolas e 221 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal de ensino de Curitiba, apenas duas unidades estão fechadas para manutenção devido aos estragos causados pelo temporal.

As unidades com atividades suspensas são o CMEI Mercúrio e Escola Durival de Britto, ambas na regional Cajuru.

Já o CMEI Conjunto Camponesa, na CIC, está com o atendimento parcial nesta quinta-feira (19/9).

A Secretaria Municipal da Educação está prestando suporte às unidades. Equipes de limpeza e das empreiteiras que atendem a área estão mobilizadas desde a noite de quarta-feira (18/9).

Ação Social

As equipes da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba estão desde a noite de quarta-feira (18/9) atendendo famílias carentes atingidas pelas fortes chuvas. Na Regional Tatuquara 170 famílias foram atendidas entre as 20h e meia-noite. Todos são moradores da Vila 29 de Outubro.

Foram distribuídos 50 colchões e 150 cobertores. Nesta quinta-feira (19/9) também serão distribuídas cestas básicas para os moradores.

Em Santa Felicidade, a FAS atendeu cinco famílias atingidas pelas chuvas. A Unidade de Acolhimento Institucional Plínio Tourinho, na Regional Matriz, que atende pessoas em situação de rua alagou na noite de quarta-feira e ficou com o atendimento suspenso durante a noite. 

Na CIC, seis casas no Jardim Gabineto receberam lonas da Defesa Civil. Na Regional Bairro Novo foram registradas 40 casas destelhadas na Vila Calixto, no Umbará. A região foi a mais atingida, segundo a Defesa Civil.

No bairro Fazendinha, a FAS atendeu quatro famílias com distribuição de colchonetes e cobertores. 

Esportes

Alguns equipamentos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) também foram afetados pelas fortes chuvas. No Centro de Atividade Física Ouvidor Pardinho (Cafi), no Rebouças, houve danos no telhado e forro. 

Os reparos já estão sendo feitos na manhã desta quinta-feira (19/9). As aulas agora pela manhã foram suspensas e devem retornar à tarde. Nos Centros de Esporte e Lazer Afonso Botelho e Arthur Bernardes, na Regional Portão, também foram registradas goteiras e infiltrações. 

As atividades foram suspensas nos dois equipamentos na manhã desta quinta-feira (19/9) para limpeza e reparos. A previsão é que durante a tarde tudo esteja normalizado. 

A academia do Parque Barigui, CAFI Judith Passos, está com as atividades suspensas na manhã quinta-feira (19/9). A previsão de retorno das aulas é para a tarde.