O número de assassinatos no Paraná registrou queda de 17% no Paraná no primeiro semestre deste ano, aponta o Relatório Estatístico dos Crimes Relativos à Morte, divulgado nesta terça-feira (27) pela Secretaria da Segurança Pública.

Os dados apontam que foram registrados 1.311 pessoas homicídios dolosos no Paraná nos primeiros seis meses deste ano , uma redução de 267 crimes, o que equivale a praticamente um mês sem homicídio doloso no Estado, segundo o Sesp.

No mês de junho, por exemplo, foi registrada a menor taxa de homicídios no Estado desde que o índice começou a ser computado, em 2007, com 170 mortes.

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, atribui os resultados a um conjunto de ações desenvolvidas pelas unidades policiais, com intensificação de operações, armas apreendidas e cumprimento de mandados de prisão, o que evita a retroalimentação do crime.

Curitiba

Na capital paranaense, foram registrados, ao todo, 283 mortes, sendo 260 por homicídio doloso, 10 por latrocínio (roubo seguido de morte) e 13 vítimas de lesão corporal. O mês mais violento foi janeiro, com um total de 61 casos.

Na divisão por bairros, o destaque negativo é a Cidade Industrial, com 35 homicídios dolosos. Logo depois vem o Tatuquara, com 28 casos, o Sítio Cercado (21 mortes) e o Cajuru, com 17 homicídios.

Confira o relatório completo