Dúvida no ar

O Brasil terá uma segunda onda de Covid-19?

(Foto: Freepik)

O Brasil tem diferentes realidades quando se trata de Covid-19. Mas, de maneira geral, os dados brasileiros estão estabilizados nas últimas semanas, apesar de considerados altos. Agora, com essa nova fase da pandemia e acompanhando o desenvolvimento da doença na Europa após a flexibilização, existe um questionamento - e uma preocupação - se o Brasil terá uma segunda onda de Covid-19.

Para o médico infectologista e epidemiologista Bruno Scarpellini, do Rio de Janeiro, algumas regiões brasileiras conseguiram atingir uma taxa de transmissibilidade do coronavírus abaixo de um, indicando essa estabilização. Ao mesmo tempo, outras partes do país voltaram a ter aumento no número de casos.

“Isso poderia sugerir até uma segunda onda de Covid-19 no Brasil, mas não poderíamos falar disso agora. Toda pandemia tem essa característica de mais de uma onda de infecção. É difícil em falar em segunda onda porque nunca baixamos essa curva. Isso fica muito evidente quando olhamos o gráfico do Brasil e mostra um platô”, opina.

Leia mais no Saúde Debate