Uma lista de exigências feita pelos Beatles em 1965, para show nos Estados Unidos, mostra que a banda se recusava a tocar diante de uma plateia onde fãs brancos e negros estivessem segregados.

A lista formulada pela banda deverá ir a leilão no próximo dia 20 de setembro, na cidade americana de Los Angeles. A expectativa é de que o documento alcance um valor de até US$ 5 mil, cerca de R$ 8,6 mil.

O contrato contendo as demandas do grupo de Liverpool mostra eles tinham um posicionamento claro em relação à política racial discriminatória em vigor nos Estados Unidos, em um momento em que o movimento de direitos civis comandado por Martin Luther King começava a ganhar força.

O documento com as pré-condições para tocar no Cow Palace, em Daly City, no Estado americano da Califórnia, mostra ainda uma humildade que destoa das listas de exigências feitas por roqueiros atualmente.

Assinado pelo empresário do grupo, Brian Epstein, o documento afirma que a banda não iria tocar diante de ”uma plateia segregada” e solicita um camarim contendo ”quatro camas portáteis, espelhos, um isopor para para guardar gelo, uma TV portátil e toalhas limpas”. O grupo faz ainda um prosaico pedido por ”eletricidade e água”.

As únicas exigências mais elaboradas foram os pedidos de ”150 policiais uniformizados forneçam proteção” e ”um palco especial para a bateria de Ringo Starr”.