Advocacia

OAB Paraná elege nova direção na quinta-feira

Marilena Winter, Marcelo Trindade e Romulo Quenehen disputam a presidência da OAB-PR nas eleições de amanhã
Marilena Winter, Marcelo Trindade e Romulo Quenehen disputam a presidência da OAB-PR nas eleições de amanhã (Foto: divulgação)

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná realiza amanhã as eleições em todo o Rstado, para a escolha do conselho seccional e da diretoria, de conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e diretorias das 49 subseções ou conselhos subseccionais. Este ano, pela primeira vez, a votação será on-line e tem início às 8 horas, com duração até 18 horas. Os advogados podem acessar pelo link: votacaooabpr.org.br. Disputam a presidência da entidade Marilena Winter, Marcelo Trindade e Romulo Quenehen.

A Comissão Eleitoral da entidade recomenda, inclusive, que os eleitores acessem o link e gerem a senha com antecedência. Já na tela inicial, aparecerá o acesso para votação. Quem tem dúvidas sobre como se credenciar usando o certificado digital, pode conferir as orientações neste tutorial. Para os que não dispõem de certificado digital ou equipamentos móveis, bem como para os que tiverem dificuldades, há pontos de votação nas sedes da seccional e das subseções.

Informações - A composição das chapas, os editais, a legislação, perguntas frequentes e demais informações sobre o pleito podem ser acessadas neste link, no menu que fica no alto da tela. A opção chapas dá acesso às listas por subseção. O voto é obrigatório, mas caso não seja possível fazê-lo, as justificativas poderão ser apresentadas até 31 de janeiro. É o endereço comercial do eleitor, tal como consta no cadastro da OAB, que define o domicílio eleitoral. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail (eleitoral@oabpr.org.br).

Em virtude da eleição, hoje não haverá atendimento presencial dos serviços OAB. A seccional fará atendimento somente para assuntos relacionados ao processo eleitoral. Dúvidas sobre outros temas podem ser esclarecidas por meio do SAC ADV: sac.adv@oabpr.org.br ou (41) 3250-5805.

Projeto piloto - Cinco seccionais adotaram a votação on-line para o pleito deste ano, num projeto piloto proposto pela OAB-PR no Conselho Federal. Os primeiros resultados mostram sucesso na experiência, com índices recordes de comparecimento. No Rio Grande do Sul, na segunda-feira (22), 86% dos votantes participaram do pleito, índice semelhante aos registrados no Distrito Federal e no Maranhão. A seccional de Santa Catarina também está usando o voto digital nas eleições que também transcorrem hoje, como no Paraná.

O voto digital se tornou realidade a partir da aprovação unânime do plenário da OAB Nacional de mudanças no Provimento nº 146/2011. A expectativa da OAB Nacional é que no triênio seguinte, ao final de 2024, as 27 seccionais adotem o voto virtual.

Criptografia - O Webvoto foi elaborado e produzido pela Webvoto Tecnologia, empresa reconhecida no mercado pelo suporte dado a processos eletivos envolvendo conselhos profissionais, instituições de classe e entidades representativas das mais diferentes características. À experiência em certificação digital, a empresa somou o estudo das particularidades de processos eleitorais para criar uma ferramenta virtual simples para o usuário, mas ao mesmo tempo estável, segura, confiável e auditável. O processo conta com uso intenso de criptografia, diferentes opções de envio de senha e autenticação dos eleitores. Assim, garante-se maior segurança e legitimidade para a eleição.

Com a votação eletrônica, os custos de eleição diminuem consideravelmente, pois não é necessária a locação de pontos de voto, urnas e fiscais. Votações eletrônicas são ecologicamente mais responsáveis, com a redução no consumo de papéis. A apuração digital também é praticamente imediata.