Publicidade
Livros

Obra inédita resgata bastidores do disco ‘Corredor Polonês’

Os autores Marcelo Dallegrave e Melissa Medroni
Os autores Marcelo Dallegrave e Melissa Medroni (Foto: Divulgação)

Acontece nesta terça-feira (12), no Gilda, em Curitiba, a noite de autógrafos do livro ‘Corredor Polonês - Patife Band e a criação da obra-prima esquecida do rock brasileiro’, escrito pelo publicitário Marcelo Dallegrave e pela jornalista Melissa Medroni.

A obra, que destrincha o processo criativo por trás de cada faixa do álbum lançado em 1987, tem a capa assinada pelo artista André Ducci e traz fotografias do repórter fotográfico Theo Marques. As dez imagens do livro, algumas inéditas e outras selecionadas no portfólio da carreira do fotojornalista por afinidade com os temas das músicas, serão expostas no Gilda com tamanho 90 x 60 cm, impressas em tecido.

Lançado pela editora independente Barbante, o volume faz parte da série Sound + Vision, inaugurada com o livro-ensaio ‘The War On Drugs: Lost In The Dream’, do jornalista Alessandro Andreola, que também acaba de ganhar uma nova edição.

Corredor Polonês foi o único disco lançado pela Patife Band, banda de pesquisa de gêneros, situada em algum lugar entre o punk rock e a música erudita (representada pelos ostinatos perfeitos das composições) que não sobreviveu às idiossincrasias de sua trajetória, mas deixou registradas para a eternidade pérolas brutas, como a música tema ‘Corredor Polonês’, ‘Tô Tenso’ e ‘Pesadelo’.

O grupo tem raízes no norte paranaense: o líder Paulo Barnabé e seu irmão, Arrigo, são de Londrina, e Itamar Assumpção, parceiro artístico da família, cresceu em Arapongas. Mas foi no impulso da Vanguarda Paulista, movimento que contestava a produção mainstream nos anos 80 na cidade de São Paulo, para onde os músicos se mudaram na juventude, que a banda ganhou corpo.

A Noite de autógrafos do livro e a abertura da exposição fotográfica de Theo Marques serão no Gilda (R. Cândido Lopes, 323), às 19 horas, com entrada gratuita, O livro custa R$ 37.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES