Na RMC

Obra revitaliza área no entorno da Barragem Piraquara II

(Foto: Divulgação/ Sanepar)

A Sanepar entregou nesta sexta-feira (23) a obra de revitalização da cabeceira da ponte da Estrada Nova Tirol, sobre a Barragem Piraquara II, no Município de Piraquara. A Companhia investiu R$ 1,1 milhão no terraceamento, cercamento, plantio de mudas e de grama, drenagem e colocação de terra e pedras, elevando a margem da barragem. O objetivo é corrigir a erosão e evitar o acesso de veículos e banhistas à área por questões de segurança.

A ponte liga a Colônia Santa Maria à cidade de Piraquara. O projeto da cabeceira da ponte é da Prefeitura. O Município também entregou à comunidade a Praça do Amigo, em homenagem ao morador Verolin Belão, conhecido como Líntio, falecido em 2017, e que trabalhou na Sanepar e no antigo Departamento de Água e Esgoto do Município. Ele foi um dos idealizadores da praça e teve grande atuação para a construção da Estrada Nova Tirol.

A estrada foi concluída em 2019, com investimentos de R$ 3,8 milhões em parceria entre Sanepar, Secretaria do Estado da Agricultura e Município de Piraquara.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, disse que a obra de revitalização é um exemplo que deve ser replicado pela Sanepar em outros equipamentos da Companhia, como barragens e grandes reservatórios. “Temos que fazer a manutenção do ecossistema, com reflorestamento, mata ciliar, cuidados com o solo e com áreas degradadas que prejudicam a preservação hídrica”, afirmou.

A Sanepar já tem recursos assegurados para o plano de manejo em 250 hectares, no entorno de Piraquara II. O presidente da Companhia destacou que a conservação do entorno da barragem beneficia não apenas os moradores da localidade, mas toda a Região Metropolitana que abastecida por essa água.

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, falou da importância dessas obras que contribuem para a produção de água além de tornarem a área mais atrativa para o turismo e o lazer. “A Sanepar tem feitos investimentos constantes e tem muitas ações previstas para criar um ambiente mais favorável”.