A Prefeitura de Curitiba inicia na semana que vem várias obras que exigirão bloqueios e desvios no trânsito em seis pontos da cidade. Estão previstas intervenções no Terminal de Santa Cândida; na Avenida Marechal Floriano; no viaduto sobre a Avenida Affonso Camargo; na Avenida da Integração, na divisa com Pinhais; e nas trincheiras da Avenida Winston Churchill, no Pinheirinho, e da Rua Eduardo Pinto da Rocha, no bairro Ganchinho.

Parte destas obras integra a matriz de responsabilidade da Copa do Mundo. Elas ficarão como legado para a cidade, após a realização do Mundial de futebol, no ano que vem.

São obras necessárias e inadiáveis, para melhoria da infraestrutura e a segurança do trânsito. Elas causarão algum transtorno momentâneo, mas trarão grande benefício para a cidade a partir do ano que vem, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse.

A orientação aos motoristas é para que, na medida do possível, evitem transitar pelos locais afetados pelos desvios.

Nós pedimos paciência e compreensão por parte da população, pois são obras importantes para a cidade. Recomendamos que as pessoas busquem caminhos alternativos e na medida do possível evitem transitar por estes locais, diz o secretário Sérgio Antoniasse.
Confira a relação de obras e os desvios recomendados em cada caso:

1. TERMINAL SANTA CÂNDIDA

Na região norte da cidade, a reforma do Terminal Santa Cândida entra em nova etapa. Programada para começar na segunda-feira (16), a intervenção foi adiada, em função da chuva. Assim que o tempo permitir será iniciada a pavimentação em concreto da pista lenta da Avenida Paraná, sentido Santa Cândida, e de pistas internas do terminal, o que exigirá desvios no trânsito. A previsão de duração dos trabalhos é de 60 dias.

Desvio

Os biarticulados continuarão entrando no terminal pela canaleta da Avenida Paraná e sairão pela Avenida Marechal Mascarenhas de Morais para retornar à Avenida Paraná. Haverá bloqueio total da pista lenta da Paraná sentido Santa Cândida depois da Rua Dr. Satilas do Amaral Camargo. Para os veículos que quiserem seguir pela Avenida Paraná, o desvio de trânsito deve ser feito pela Rua Dr. Satilas do Amaral Camargo, Rua São João e Avenida Marechal Mascarenhas de Morais.

A obra

Com a reforma, o Terminal Santa Cândida vai ganhar mais 4 mil metros de área construída, passando a ter 12,6 mil metros quadrados. A ampliação é uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa em Curitiba e vai permitir a ampliação da integração do transporte com municípios vizinhos e a implantação do Expresso Ligeirão Norte.
O terminal também vai ganhar novas plataformas de embarque e desembarque e nova área de comércio e serviços, mais ampla e com mais conforto para usuários e lojistas. O Armazém da Família será reformado e ampliado. No subsolo também ficará uma área de carga e descarga de produtos fora do espaço de passagem de ônibus. O terminal também vai ganhar novo paisagismo e nova iluminação, além de sistema de segurança com câmeras de monitoramento.

2. RUA EDUARDO PINTO DA ROCHA

Está programado para o dia 30 de setembro o início dos trabalhos de conclusão da Rua Eduardo Pinto da Rocha, na trincheira sob a rodovia, no Ganchinho. Paralisadas desde ano passado, as obras atendem a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro e deverão durar dois meses.

Desvios

Quem utilizava a trincheira no sentido Umbará, agora terá que acessar a Rua Tijucas do Sul, fazendo o retorno logo após a Rua da Cidadania do Bairro Novo, retomando a Tijucas do Sul e logo à direita seguir pela Rua Nova Aurora até trincheira da Rua Antonio Augusto de Brito, para então acessar a Estrada do Ganchinho sentido Umbará.

O mesmo desvio vale para quem transitar no sentido inverso, em direção ao Boqueirão. Serão instaladas placas para sinalizar o desvio e orientar o tráfego na região.

3. BR-476/VIADUTO SOBRE A AVENIDA AFFONSO CAMARGO

No sábado (28) e no domingo (29), haverá bloqueio total da pista no sentido São Paulo em vários momentos ao longo do dia, para a instalação de uma viga de sustentação do viaduto.
Não há desvios possíveis no local. A orientação da Setran é para que, na medida do possível, os motoristas evitem a BR-476 no período de obras.

4. AVENIDA WINSTON CHURCHILL

Também na terça-feira (24), a pedido dos moradores e comerciantes, a Prefeitura fará modificações no desvio montado na trincheira da Avenida Winston Churchill, no Pinheirinho. Para a implantação da mudança, a Secretaria Municipal de Trânsito realizará bloqueios de tráfego no local, que teve o trânsito desviado devido ao reinício das obras da Linha Verde Sul, em agosto.

Desvios:

O motorista deve seguir para a Rua Helio Dirceu Woitikiw, virar à esquerda na Rua Eng. João Bley Filho, passar pelo cruzamento do semáforo da Linha Verde (BR 476) e virar à esquerda na Rua André Ferreira Barbosa.

OUTRAS OBRAS

Estão previstas ainda, a partir do dia 1º de outubro, intervenções pontuais no trânsito da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho entre o terminal do Boqueirão e a divisa com São José dos Pinhais, em função das obras de requalificação da via, previstas para a Copa do Mundo.

Ainda sem data definida, será fechada a ponte que liga Curitiba a Pinhais, na Região Metropolitana, em razão de obras na Avenida de Integração, sob responsabilidade do governo estadual. Como estas obras irão afetar o trânsito na região do Bairro Alto, a Setran irá implantar um desvio de tráfego no local.