Duas importantes obras do programa habitacional do município seguem avançando para atender 115 famílias que deixarão situação insalubre de moradia. Em etapa inicial, a construção de 66 sobrados na Vila Torres vai utilizar um sistema construtivo diferente do tradicional, enquanto as obras de outros 49 sobrados em alvenaria convencional, no Alto Boqueirão, já se encontram na reta final.

Estes dois empreendimentos vão assegurar maior qualidade de vida para famílias que se encontram em condição de risco. Elas sairão de local impróprio para moradia, onde enfrentam problemas de alagamentos e passarão a morar em casas e sobrados de boa qualidade e regularizados pelo município, afirma o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Ubiraci Rodrigues.

A construção dos 49 sobrados no Alto Boqueirão já atingiu 70%. As obras fazem parte da intervenção da Cohab na Vila Pantanal, uma ocupação irregular iniciada nos anos 1980 em área de preservação ambiental do rio Iguaçu. O serviço social da companhia cadastrou no local 797 famílias, das quais 336 estavam em área com restrições habitacionais.

Além das 49 famílias que aguardam a conclusão das obras, outras 169 já foram transferidas para casas novas após deixarem condições precárias. As demais serão atendidas com obras de infraestrutura, além da regularização fundiária. No local já existem serviços da prefeitura, como creche, escola, unidade de saúde e barracão do projeto EcoCidadão.

Das 49 unidades, sete são casas térreas destinadas a pessoas com atendimento especial, como idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Ainda na lista de prioridades, oito sobrados com terreno maior são para famílias numerosas, o que possibilita a ampliação da residência no futuro.

Vila Prado

Na Vila Torres, o empreendimento em obras é o Vila Prado, que contará ao todo com 90 sobrados de dois quartos, dos quais 18 já foram entregues às famílias beneficiadas. Outros seis foram iniciados, porém a construtora abandonou a obra e uma nova licitação será realizada para conclui-los. Em construção estão 66 unidades que utilizarão um sistema diferente do habitual, chamado Global Housing. São painéis estruturais de PVC, preenchidos com concreto.

Os painéis atendem às condições de conforto térmico e acústico, além de segurança contra o fogo. Também são resistentes a ação de fungos e a maioria dos agentes químicos, reduzindo a necessidade de manutenção das paredes.

O projeto de intervenção na Vila Torres abrange ao todo 145 famílias, que viviam de maneira muito adensada nas margens do rio Belém.