Daniel Castellano/SMCS

As quatro bacias de contenção implantadas para barrar cheias e alagamentos na Bacia do Ribeirão dos Padilhas estão prontas. A derradeira estrutura, localizada no Arroio Cercado, no ponto onde se encontram as ruas Professor Zacarias Liteka e Doutor Pedro Zavaski, no Pinheirinho, foi entregue na sexta (16).

As outras três bacias ficam na altura do cruzamento das ruas Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, no Parque do Semeador, no bairro Sítio Cercado; no Córrego Jardim Esmeralda, afluente do Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim, nas proximidades da esquina das ruas Coronel Rivadavia Pereira de Morães e Dante Honório; e, por fim, no Arroio Boa Vista, no Bairro Novo. Juntas, as quatro estruturas de contenção têm a capacidade de acumular 31.600 metros cúbicos de água.

Como funciona
As estruturas funcionam como reservatórios para reter água e proporcionam maior controle da capacidade de vazão, diminuindo o potencial destrutivo do rio em períodos chuvosos. As obras fazem parte do programa Curitiba Contra Cheias, coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O Ribeirão dos Padilhas percorre os bairros Xaxim, Alto Boqueirão, Pinheirinho, Sítio Cercado, Bairro Novo e Ganchinho até desaguar no Rio Iguaçu. Além das bacias de contenção, o rio recebeu intervenções de perfilhamento ao longo de mais de seis quilômetros do seu leito. Os serviços seguiram da região da Rua João Batista Zagonel Passos até o Rio Iguaçu, no Contorno Leste.

Entrega antecipada
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, que acompanhou a entrega da bacia de contenção feita pelo prefeito, a outra etapa de serviços de macrodrenagem no Ribeirão dos Padilhas, que além do perfilhamento compreende desassoreamento, realinhamento dos taludes e recuperação de alas de micro e macrodrenagem, bem como da mata ciliar, foi concluída com quatro meses de antecedência.

“Avançamos bastante com as intervenções de macrodrenagem na Bacia do Ribeirão dos Padilhas. Com as bacias de contenção concluídas, trabalhamos em paralelo no leito do rio para que, agora, tivéssemos um sistema completo e mais seguro de escoamento das águas, que minimiza os problemas com inundações dos moradores que vivem próximos das margens”, apontou Rodrigo Rodrigues.

O investimento nas obras no Ribeirão dos Padilhas é de R$ 7,627 milhões e os recursos são provenientes do programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Para o serviço ser completo, as áreas públicas afetadas pelo trabalho de implantação das bacias de contenção foram recompostas para perfeito uso da população. É o caso no Sítio Cercado do campo junto ao Parque do Semeador, que ganhou novo gramado, alambrado, traves e redes, e do campo também totalmente renovado que fica no Pinheirinho, ao lado do Arroio Cercado.