Barbosa Jr/Colaboração – Dezenas de pessoas já aguardavam an fila em Fazenda Rio Grande

O processo seletivo para 250 vagas de emprego no novo Max Atacadista em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, é apenas a partir das 13 horas desta quinta-feira (11), mas cerca de 80 candidatos já estavam na fila na frente do Teatro Municipal da cidade desde a tarde de quarta-feria (10). Nesta manhã de quinta, 11, o número passava de 2.700. Serão distribuídas 3 mil senhas. O mesmo havia acontecido no final de março em Araucária, onde também eram ofertadas 250 vagas pela mesma rede. Em dois dias de entrega de senhas, milhares de pessoas aguardaram na fila.

O empreendimento é do Grupo Muffato, que fez uma parceria com a Prefeitura de Fazenda Rio Grande e com a Agência do Trabalhador da cidade para fazer o processo de seleção. Por isso, equipes da Agência do Trabalhador passariam a madrugada na fila junto com os candidatos para dar assistência.

Segundo a empresa, a maioria das funções não exige experiência, mas é desejável que os candidatos tenham ensino médio completo e idade mínima de 18 anos.

Pressão
Em março o IBGE divulgou o índice do desemprego de fevereiro, que fechou em 12,4%, com alta pela segun da vez seguida no ano levando em conta os últimjos três meses. O trimestre anterior teve índice de 11,6%. Segundo o IBGE, o número de desempregados seria de cerca de13,1 milhões de pessoas no País. Isso representa alta de 7,3% em relação ao trimestre anterior.

A população fora da força de trabalho, ou seja, que não está nem trabalhando nem procurando emprego, chegou a 65,7 milhões, um recorde na série histórica. O número é 0,9% maior (mais 595 mil pessoas) do que novembro e 1,2% superior (mais 754 mil pessoas) do que fevereiro daquele ano.

Sine Curitiba
Nesta quarta, o Sine/Agência do Trabalhador de Curitiba tinha 291 vagas em 90 diversas áreas. Também havia outras 335 vagas para portadores de deficiência. Os dados são do portal do Sine.