Divulgação – O regente Abel Rocha

Um vídeo artístico em homenagem a Astor Piazzolla, com a participação de 20 alunos adolescentes cantores do projeto MusicaR, é uma das atrações artísticas da 38ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Virtual. O vídeo será veiculado no domingo (31), às 19h30, no canal do Youtube e encerra duas semanas de intensas atividades do núcleo de musicalização infantil da Oficina de Música.

O vídeo conta com a participação dos alunos do MusicaR – programa de educação musical desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba nas regionais – e do Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara de Curitiba, conduzido pelo violinista Francisco de Freitas Jr.

Os arranjos foram elaborados pelo pianista Davi Sartori, que também participa da execução das obras de Astor Piazzolla: Libertango (Letra: Suellen de Moraes) e Vuelvo Al Sur (Letra: Fernando Solanas). A edição do vídeo ficou a cargo do Estúdio Trilhas Urbanas, sendo que os cantores enviaram a gravação de suas casas por meio de dispositivos próprios, orientados pelos professores do MusicaR.

Piazzolla foi um dos maiores músicos da Argentina e um dos revolucionários da história da música do século XX. Suas influências fundamentais foram o tango em particular, o jazz, e especialmente a música erudita. Além de compositor, Piazzolla foi um extraordinário bandoneonista, dono de uma técnica e expressividade inigualáveis e criador de um estilo único e incomparável.

Orquestra

Piazzolla também estará no programa do concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. No domingo (31), às 11 horas, a orquestra vai se apresentar no teatro Guaíra, com transmissão ao vivo pelo link www.oficinademusica.org.br/aovivo. A regência será de Abel Rocha, com Jairo Wilkens no clarinete, Martin Mirol no bandoneón e Vania Andreassi e Juscelino Portela como os dançarinos.

O programa começa com Suíte Saint Paul’s em Dó Maior, Op. 29, nº 2, do inglês Gustav Holst. A suíte é uma obra popular para orquestra de cordas e homenageia a Saint Paul’s Girls ‘School em Hammersmith, Londres. Depois, haverá a execução de Variações sobre uma Velha Modinha para clarinete e orquestra de cordas, de Osvaldo Lacerda., em homnagem aos 10 anos da morte do músico. Em seguida, é a vez de ‘Gaúcho-Faceiro-Atraente’, da compositora, instrumentista e maestrina brasileira Chiquinha Gonzaga. O programa ainda tem ‘Gabriela’, frevo de Felipe Senna. A homenagem a Astor Piazzolla encerra o programa, com ‘Libertango’, ‘El Choclo’ (de Ángel Gregorio Villoldo Arroyo), La Cumparsita (de Gerardo Matos Rodrigues) e Adiós Nonino.

Serviço: 38ª Oficina de Música de Curitiba
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
Quando: Domingo (31), às 11h00
Onde: transmissão ao vivo pelo link www.oficinademusica.org.br/aovivo
Exibição do vídeo produzido com alunos do programa MusicaR e músicos da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba em homenagem a Astor Piazzolla.
Quando: domingo (31), às 19h30
Onde: rransmissão pelo canal do MusicaR no Youtube: www.oficinademusica.org.br/musicar