Pela primeira vez mais de 30 anos, a Oficina de Música de Curitiba oferecerá cursos específicos para alunos com deficiência ou interessados no tema. A 36ª próxima edição da Oficina de Música de Curitiba, acontecerá de 16 a 27 de janeiro, com mais de 100 cursos de músicas categorias Eruditas, Antiga e Popular para iniciantes a profissionais além de concertos por toda a cidade.

As quatro oficinas inclusivas desta edição estão na programação da fase MPB (Música Popular Brasileira), e como as demais, acontecerão no campus da PUC Paraná (Pontifícia Universidade Católica), entre 22 e 27 de janeiro.

A demanda pela inclusão partiu de professores de música. “A sugestão veio de alguns professores que nos procuraram, a ideia foi bem recebida e acho que não tem mais volta, deverá permanecer pelas próximas edições”, avaliou João Egashira, coordenador da fase MPB da Oficina de Música de Curitiba.

Para alunos com deficiência, as oficinas inclusivas serão isentas de taxa de inscrição, que podem ser feitas através do site www.oficinademusica.org.br. Depois de se inscrever, será gerado automaticamente um boleto, que não precisa ser pago. Basta enviar um e-mail ([email protected]) informando a condição da deficiência visual, os dados da inscrição com o boleto não pago.

Deficientes visuais: Alunos cegos, com baixa visão ou interessados na temática contam com dois cursos específicos: Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille e o outro, Raízes da Música, Elementos do Som e da Apreciação Musical (para pessoas com deficiência visual).

Estas duas oficinas serão comandadas por Luiz Amorim, que também é deficiente visual e professor de Teoria Musical e de Prática de Conjunto no Projeto Música Tátil, idealizado e desenvolvido por ele de forma voluntária para pessoas deficientes visuais em Curitiba.

Percussão: Os outros dois cursos inclusivos, de Percussão Especial, são direcionados a pessoa com qualquer tipo de deficiência física. As aulas atendem a demanda da educação musical especial, com diversos ritmos e tipos de instrumentos de percussão para a deficiência de cada aluno.

O professor Luciano Candemil, responsável pelos cursos de Percussão Especial, é músico, percussionista, pesquisador, professor e compositor. Atualmente é doutorando em etnomusicologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia. No campo da educação especial, Candemil é professor de música na Escola Tempo Feliz, mantida pela APAE de Balneário Camboriú/SC.

Serviço

Prazo de inscrições nos cursos: 30 de novembro.

Inscrições pelo site: www.oficinademusica.org.br

[email protected])

Dias de Oficina: 16 a 27 de janeiro de 2019

Local dos cursos: PUC-PR, Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho