Reprodução

Instituições públicas e privadas de Curitiba sofrem na tarde desta quarta (23) ataques hackers. Entre eles, está o site de Urbanização de Curitiba (Urbs), que confirmou a ocorrência. “Tivemos uma nova tentativa de ataque hacker, o que vem causando instabilidade no site. Equipes estão reforçando aplicações de segurança para reestabelecer o pleno funcionamento o mais rápido possível”, afirma a Urbs, em nota encaminhada à redação do Bem Paraná.

A nota diz ainda o usuário que deseja agendar atendimento de serviços e eventualmente tenha dificuldade pelo site da Urbs, pode marcar o agendamento pessoalmente nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania. O atendimento nesses locais está sendo reforçado para essa situação emergencial.

Os sistemas operacionais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) também foram atacados nesta quarta e por questões de segurança estão temporariamente indisponíveis. “Assim que o problema foi detectado, foram realizados procedimentos preventivos e, desde então, nossas equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível”, afirmou a PUCPR, em nota encaminhada pela assessoria de imprensa. Segundo a instituição, todas as aulas presenciais estão acontecendo normalmente, bem como os cursos on-line ministrados em ambientes virtuais de aprendizagem. Foi criado também um canal de comunicação especial para atender às principais demandas dos estudantes durante o período.

Ataque começou no dia 18 em dois hospitais de Curitiba

No dia 18 de março, o  sistema operacional do Grupo Marista ficou fora do ar, também por um ataque hacker ao sistema, deixando às cegas os funcionários do Hospital Cajuru e do Marcelino Champagnat.  Na ocasião, por meio de nota, o Grupo Marista informou que, apesar das instabilidades nos sistemas operacionais e de rede, o atendimento a pacientes nos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru continuava sendo realizado pelas equipes, com os prontuários médicos acompanhados manualmente, sem prejuízo ao cuidado e à administração de medicamentos. Segundo informações de pacientes, ainda nesta quarta (23), os sistemas continuavam com problemas nos dois hospitais.