Divulgação/ Unaids

A Unaids, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo combate a Aids no munbdo inteiro, anunciou nesta segunda-feira que irá reabrir uma investigação de assédio sexual contra o brasileiro Luiz Loures, vice-diretor da instituição. 

O escândalo veio à tona depois de uma funcionária da Unaids, Martina Brostrom, revelar ter sido assediada num elevador em Bancoc, na Tailândia, onde ela e Loures participariam de uma conferência em maio de 2015.

A investigação inicial, encerrada em setembro de 2017, não conseguiu comprovar as acusações contra o brasileiro. A forma como o inquérito foi conduzido, contudo, foi alvo de críticas diversas, o que levou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, a requisitar que o caso fosse reaberto.

Agora, quem assumirá a investigação será a própria ONU (quem havia feito a investigação anterior fora a OMS), que reabriu o caso por meio de um pedido do secretário-geral António Guterres, que alegou haver novas acusações contr ao médico brasileiro.

Ainda não foram reveladas quais seriam essas acusações, contudo a rede de TV americana CNN fez em março último uma reportagem na qual outras duas mulheres, além de Brostrom, disseram ter sido assediadas pelo dirigente da Unaids.