No início do ano é comum não ter muitas opções de entretenimento na cidade. Mas, calma, o Curitiba de Graça separou algumas atrações gratuitas para você.

Confira e não deixe de acessar o nosso site: www.curitibadegraca.com.br


Foto Leonardo Finotti (2 de 20)

MON

Dia 8 é a primeira Quarta Gratuita do ano no Museu Oscar Niemeyer. Das 11h às 17h, ocorre a Oficina de Escultura com Encaixe de Papel e às 16h30, na Sala 9, ocorrerá uma mediação à “14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba”. A bienal ainda conta com oito exposições.

Nos demais dias da semana as exposições continuam mas, a entrada é paga: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Menores de 12 e maiores de 60 anos têm entrada gratuita. O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, 999.

Fronteiras em Aberto

Falando em Bienal…, uma das exposições da 14ª Bienal Internacional de Curitiba é a “Fronteiras em Aberto”, na qual propõe uma desconstrução das noções de fronteiras, levando a arte contemporânea para fora dos limites tradicionais dos museus e galerias, surgindo assim a Bienal no Ônibus. Trata-se de uma grande mostra de videoarte realizada em 22 terminais e 1.290 ônibus de circulação urbana da capital paranaense e Região Metropolitana.


Mananciais da Serra

Para quem é fã de aventura, uma opção é visitar o Mananciais da Serra, que fica dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi, a cerca de 40 km de Curitiba. Considero um verdadeiro museu natural com rica fauna e flora em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, abriga parte da história do saneamento estadual, com as primeiras grandes obras de abastecimento público do Paraná.

O local poderá ser visitado em todos os finais de semana de janeiro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, mas é permitido entrar no parque somente até às 16h30.

Parques da cidade

Que tal aproveitar janeiro para conhecer os parques que você não conhece na cidade? Confira cinco parques fora do roteiro turístico tradicional.

Cesar Brustolin

Parque Barreirinha

Um parque coberto por matas nativas e lagos, com peixes, patos, marrecos, gansos e pequenos animais vivendo livremente. Localizado na região Norte da cidade, no bairro da Barreirinha, está a apenas nove quilômetros do Centro.

Criado em 1959, mas transformado em parque e entregue a população apenas em 1972, o Parque da Barreirinha tem uma área de 275.380 metros quadrados, entre araucárias, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate e outras espécies nativas. No parque estão espalhadas churrasqueiras, playground e outros equipamentos de lazer.

Localização: Av. Anita Garibaldi, 6010 – Barreirinha

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h

Parque Gomm

O Parque Gomm herdou seu nome da tradicional família de origem britânica que viveu no casarão de arquitetura inglesa, que foi sede do consulado britânico em Curitiba. O patriarca da família Gomm foi o primeiro cônsul do Reino Unido na capital paranaense e um grande incentivador das artes e da movimentação cultural.

Conta a história que foi na residência que o músico Marc Heval compôs a canção Monsieur Le Consul à Curityba (O Sr. Cônsul em Curitiba), inspirado pelo belo local. A música rendeu o Grande Prêmio de Canção Francesa em 1950 e tomou as rádios da Europa na década.

Noa fins de semana, famílias aproveitam o espaço para passear e fazer piquenique.

Localização: Rua Hermes Fontes s/n – Batel

Parque Vista Alegre

O Parque Vista Alegre é uma unidade de conservação e possui 100 mil metros quadrados. Em sua maioria, a área é coberta com vegetação nativa, com diversos exemplares de Araucária, além do lago e banhados. O destaque é a cachoeira formada pelo córrego da Vista Alegre, pertencente a Bacia do Rio Barigui.

O parque conta com decks de madeira, dois portais nas entradas, estacionamentos, parquinho, ponte, vias de acesso, pista de caminhada, labirinto de plantas e paisagismo.

Localização: R. Cel. João Maria Sobrinho, 88 – Vista Alegre

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 20h

Parque Iberê de Mattos – Parque Bacacheri

Mais conhecido como Parque Bacacheri, o Parque General Iberê de Mattos, tem 152.000 m² de área e é bastante frequentado por moradores da região. Foi inaugurado em 1988 para preservar o leito do Rio Bacacheri, além de servir como solução do problema de enchentes.

Além do lago, o parque tem canchas de futebol de areia e vôlei, churrasqueiras, parquinho, lanchonete, uma academia ao ar livre, ciclovia, pista de caminhada e sanitários.

Localização: R. Paulo Nadolny, s/n – Bacacheri.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 20h

Bosque Gutierrez – Memorial Chico Mendes

O Bosque Gutierrez é envolto em lendas que falam de misteriosos túneis subterrâneos, além história do Pirata Zulmiro, inglês que teria morado em Curitiba e escondido um tesouro na região.

O bosque foi construído na antiga chácara da família Gutierrez e abriga o Memorial Chico Mendes. Trechos da carta enviada por Mendes ao juiz de Xapuri, onde ele pedia proteção da justiça, foram gravados em pedra envolvida por uma cortina de água que nasce no próprio bosque.

São 35.586 m² de área com trilhas de observações que cortam o bosque por entre árvores nativas como as aroeiras, cedros, pitangueiras, os pés de araçá e pinheiros e pés de açoita-cavalo.

Localização: Av. Albino Raschendorfer, 152 – Vista Alegre

Horário de funcionamento: Diariamente, das 7h às 20h.