A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 22, a operação Ex-Câmbio, desarticulando um esquema de crimes financeiros de quatro organizações criminosas integradas por doleiros que atuavam em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Há suspeitas de que a quadrilha movimentava 600 milhões de dólares por ano.

Com 280 policiais federais, a operação cumpre 27 mandados de prisão, sendo 10 de prisão preventiva e 17 de prisão temporária, além de 68 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de condução coercitiva. Também foram bloqueados 30 veículos e 37 imóveis, sequestrados.

Os mandados são cumpridos em Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Dionísio Cerqueira, Porto Belo e Joinville, em Santa Catarina, além de Barracão e Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande Sul.

Os envolvidos responderão pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, instituição financeira clandestina, fraude cambial, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, e integração de organização criminosa.