Divulgação

O Ministério Público do Paraná – por meio da 1ª Promotoria de Justiça de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do estado – e a Divisão de Combate à Corrupção da Polícia Civil em Foz do Iguaçu cumpriram nesta quarta-feira, 13 de novembro, 10 mandados de prisão e 36 mandados de busca e apreensão nos municípios de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e São Miguel do Iguaçu. As buscas aconteceram na Prefeitura e na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, em residências e empresas.

A operação que gerou os mandados, batizada de WO, apura fraudes a licitações e superfaturamento para aquisição de pedras e para locação de caminhões e máquinas para transporte e prestação de serviços no Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer (Citel) de São Miguel do Iguaçu, além de lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

As investigações apontam a existência de organização criminosa que atua na região, envolvendo servidores públicos, uma vereadora, empresários e “laranjas”. As empresas investigadas têm celebrado contratos com o município de São Miguel do Iguaçu desde 2013, muitos dos quais receberam aditivos ao longo dos anos – estima-se o pagamento de R$ 18 milhões pelo Município nesse período.