Oportunidades trazidas pela pandemia para a área de marketing em 2021

(Foto: Divulgação)

Muitos são os desafios enfrentados por empreendedores e seus negócios em tempos de pandemia, lojas fechando, pouco capital de giro, contas elevadas e clientes cada vez mais escassos. Dito isso, podemos pensar em maneiras de impulsionar o mercado em 2021 e explorar as áreas que vão chamar clientes de volta às compras.

A área de marketing é responsável por promover mais diversificação de canais com os clientes e anunciar o negócio de forma que haja retorno estratégico ou financeiro. O marketing é essencial para as empresas que procuram ser mais reconhecidas, seja por políticas de preço, mensagem da marca ou pelo processo de branding.

Hoje vamos saber quais são as oportunidades que você empreendedor pode ter em 2021 para alavancar seus negócios na área de marketing digital, tanto para pequenos negócios quanto para os mais robustos. Também veremos os tipos de cursos em Marketing com dicas que auxiliam até a como fazer a bibliografia de trabalhos na área.

 

Acesso rápido:

1 Oportunidades para o marketing em 2021

2 Estratégias para negócios mais robustos

3 Cursos de marketing e dicas para a formação

Oportunidades para o marketing em 2021

As pessoas têm passado mais tempo em casa e esse fator possibilitou também um maior engajamento com mídias sociais. Delivery de mercado, restaurantes e produtos da Internet são altamente comercializados com o uso de propaganda e marketing em tempos de pandemia. O uso de aparelho celular é o meio que mais facilmente possibilita ter acesso a todas as funcionalidades de marketing das empresas, para um número maior de pessoas e com agilidade incrível, no entanto não é o único meio de comunicação.

O uso do marketing também abarca outros meios como a rádio, o outdoor, a televisão, porém neste artigo vamos focar principalmente no tipo de mídia disponível para celulares e computadores. Dessa maneira, selecionamos algumas táticas que você pode usar para seu negócio, são elas:

Marketing de conteúdo

Se trata da produção de conteúdo para alimentar alguma mídia social. Pode estar em formato de artigos, e-books, infográficos, vídeos (webinars e live também) e publicações com fotos.

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É uma das táticas mais usadas por permitir que o empreendedor converse com o público de maneira mais próxima, tire dúvidas, ofereça o produto, mostre sua relevância e seu uso no cotidiano, além de auxiliar na prospecção e educação de novos clientes.

Ex: Post no blog de uma academia de ginástica sobre “Benefícios da atividade física para o humor”.

WhatsApp marketing

Uma das mais importantes ferramentas de marketing é sem dúvida o WhatsApp. Com o uso da versão apropriada para empresas, é possível deixar visível o cardápio e dados da empresa, ação que agiliza o atendimento ao cliente, por ele já ter as seguintes informações

O contato é realmente de uma empresa, a qual possui número e endereço;

Quais são os pratos e seus respectivos valores, porções e nº de pessoas que comem;

Horários de atendimento;

Promoções e combos.

Vídeo marketing

O vídeo é uma ferramenta potente de audiovisual que chama a atenção do espectador por mostrar movimento. Fazê-lo somente como forma de pura propaganda pode não ser interessante para quem assiste, porque para oferecer um produto, é preciso que o cliente sinta a necessidade ou o prazer em ter aquele objeto desejado. Fazer vídeos que sugiram a usabilidade do produto, opinião de outros clientes, o conforto e bem-estar que aquele produto pode proporcionar ao cliente, tudo isso agrega valor afetivo ao produto, o que muitas vezes supera o valor de venda.

A mesma situação vale para um serviço. Por exemplo, um curso de culinária afetiva vendido pela plataforma Hotmart ou sessões de coaching, acupuntura, geralmente, precisam passar uma imagem que faça o indivíduo se interessar, saber os benefícios, se imaginar com aquele serviço e se sentir maravilhoso, a ponto de comprá-lo e indicar para seus amigos.

Uma ferramenta potente de vídeo marketing são as lives feitas pelo Instagram além do Reels e IGTV. Esses formatos permitem que o público veja os conteúdos da empresa, assista as lives para formar uma opinião, clique nos links direcionadores na bio e assim chegue a um site ou whatsapp para negociar o produto.

Marketing de Indicação

Estamos involuntariamente indicando um produto ou serviço a todo momento que damos uma opinião sobre uma experiência pessoal ou até de conhecidos.

“Ah, fui no restaurante X e encontrei um cabelo na comida, eles parecem ser insalubres, não volto mais.”Ao ouvir esse discurso, a pessoa do outro lado jamais vai querer ir àquele restaurante, se a salubridade for um ponto relevante na sua vida. Dito isso, a pessoa vai à procura de outras opiniões que vão influenciar sua preferência por determinado produto.

Assim surgiu o marketing de indicação. Ao explorar essa brecha, um restaurante bem sucedido pode indicar vários outros negócios que estão diretamente ou indiretamente conectados a ele. O restaurante Z compra pão da mercearia Y, compra carne no frigorífico Q e possui uma campanha contra o desperdício junto à ONG H. Essa parceria pode ser paga, o que confere credibilidade para um negócio ou ambos e a movimentação de dinheiro.

Estratégias para negócios mais robustos

Negócios que possuam um porte maior em relação a nº de clientes, tráfego na web, popularidade e influência, devem investir nas seguintes áreas:]

Telegram - Ferramenta para passar conteúdos importantes, ofertas, textos relacionados à mensagem da marca;

Webinars e podcast - Webinars são reuniões virtuais em que geralmente 1 ou mais pessoas se encontram para discutir sobre um tema. O podcast é bem  parecido, no entanto ele é ouvido apenas em formato de áudio, além de ser mais conciso e direto

Mobile marketing (otimização de páginas de blog posts para celular); Big Data (coleta de dados do cliente); e Comunicação via bots (comum em sites e apps para atendimento eletrônico), são tendências positivas para impulsionar as vendas pois, respectivamente: melhora a experiência de usuário nas páginas, coleta dados de email e telefone e tira dúvidas de atendimento.


Cursos de marketing e dicas para a formação

O curso de marketing pode variar entre uma graduação em Publicidade e Propaganda, um curso tecnólogo em Marketing ou um curso rápido de duração mais curta. É possível a graduação desses cursos em EAD e seu foco está em preparar o profissional para lidar com o mercado, prestando serviços a empresas que precisam de melhores estratégias de marca e de anúncio.

Para quem já atua na área ou está em formação, é importante lembrar que a graduação completa exige o TCC. A dica valiosa de hoje é: trabalhe na escrita, estude e revise suas palavras quantas vezes for necessário, faça uma bibliografia anotada, com citação e justificativa para que os conteúdos fiquem presos à mente e você possa criar um portfólio profissional embasado em quem entende do assunto.