PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 20 pessoas em uma operação contra uma organização criminosa que atuava em Curitiba e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Entre as prisões, três foram feitas em flagrante e três estavam foragidos. Com eles, a polícia apreendeu R$ 25 mil, 25 kh de drogas pronta para a venda (maconha, crack e cocaína) e quatro armas de fogo. O líder do grupo coordenava os delitos de dentro do presídio.

Mais 150 policiais civis participam da operação, que conta com o apoio de cães da PCPR especializados na busca por drogas, armas e foragidos. A missão é cumprir simultaneamente 22 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas áreas onde a organização criminosa controlava o tráfico de drogas. Em Curitiba, nos bairros Fazendinha e Santa Quitéria, nas regiões Vila Estrela e Portelinha, respectivamente. Em Fazenda Rio Grande, nos bairros Iguaçu II, Estados e Gralha Azul.

De acordo com às investigações, o líder do grupo criminoso, de 27 anos, coordenava o esquema de dentro da Penitenciária Estadual de Piraquara II. Ele cumpre pena por tráfico de drogas, homicídio, roubo e posse ilegal de arma de fogo.

Os demais alvos da ação teriam sido contratados pelo líder da organização criminosa, com o intuito de expandir seu negócio ilegal e abrir novos pontos de distribuição de drogas. Essas pessoas teriam funções de gerentes, vendedores de confiança ou “matadores”. Estes últimos estavam incumbidos de assassinar não somente quem contraía dívidas com o bando, mas quem atrapalhasse de alguma maneira a sua expansão.

Conforme o apurado, integrantes do grupo seriam os responsáveis por cinco homicídios ocorridos nos últimos meses em Curitiba nos bairros Fazendinha, Santa Quitéria e Portão. Entre essas mortes, Jacqueline Lúcia de Castro, 46, morta no Fazendinha, morreu por engano. De acordo com a Polícia, ela foi morta por ter um carro parecido com o de uma quadrilha rival. 

Homicídios cometidos pela organização criminosa neste ano em Curitiba.

1) MORTE DE FABIANA BATISTA DE SSOUZA, de 35 anos, no dia 28/02/2019, no Bairro Fazendinha, na cidade de Curitiba (PR);

2) MORTE DE TIAGO ROBERTO TEIXEIRA, 31 anos, no dia 22/04/2019, no Bairro Santa Quitéria, na cidade de Curitiba (PR);

3) MORTE DE GUILHERME BRITTO SECATTO, 25, no dia 29/05/2019, no Bairro Portão, na cidade de Curitiba (PR);

4) MORTE DE MATEUS BALTAZAR CORREIA, 22, no dia 06/07/2019, no Bairro Santa Quitéria, na cidade de Curitiba (PR);

5) MORTE DE JACQUELINE LUCIA DE CASTRO, 46, no dia 23/07/2019, no Bairro Fazendinha, na cidade de Curitiba (PR);