Trabalhos

Os Melhores 5 Editores de PDF 2020

(Foto: Arquivo/ABr)

Todo mundo que trabalha com documentos digitais, sejam eles escritos ou imagens, acaba se deparando com arquivos PDF.

Por um lado, arquivos desse tipo permitem preservar alta qualidade de imagem e legibilidade imaculada. Por outro, dependem de programas específicos para ler, editar e criar documentos, e isso nem sempre é gratuito ou simples.

Em suma, encontrar um bom programa para editar PDF nem sempre é uma tarefa tão simples quanto deveria ser...

Portanto, este artigo analisa brevemente 6 das melhores opções no mercado. Cada uma tem funcionalidades e custos-benefícios específicos, que serão detalhados a seguir. Continue lendo para se informar!

PDFelement
A primeira opção desta lista se destaca entre as demais opções, sendo exposta com prioridade. PDFelement é um programa desenvolvido para atender a diversos tipos de máquinas, valendo-se de uma abordagem abrangente e funcional.

Esse software da Wondershare roda em computadores Mac e Windows de diferentes versões, celulares iOS e Android, e traz um grande leque de funções PDF, além de editar PDF:

Criação de documentos
Paginação
Diagramação
Criação de formulários
Bloqueio e desbloqueio de arquivos por senha
Leitura de caracteres OCR
Entre muitos outras

Além dessa grande variedade de opções, é um programa que permite exportar, converter e abrir arquivos de diferentes extensões, tais como Excel, epub, Word, RTF, HTML, Pages.

O programa tem interface intuitiva e pode ser utilizado tanto em versão online quanto offline – neste caso, baixando-o no site da desenvolvedora. Também oferece um breve período de uso gratuito para testes. De longe, é o programa com o maior custo-benefício para editar arquivo PDF.

Adobe Acrobat
O Adobe Acrobat Reader é um dos mais completos programas para lidar com arquivos PDF. Certamente, é o mais popular e o mais tradicional deles.

A principal desvantagem do Acrobat Reader é seu preço. A Adobe foi a criadora do formato PDF e, portanto, é a empresa que há mais tempo oferece serviços para trabalhar com esse tipo de arquivo.

Se ontem a Adobe detinha vantagem clara, hoje há competidores com produtos tão completos quanto seu editor de PDFs, e que cobram valores inferiores – como PDFelement, por exemplo.

Do ponto de vista da funcionalidade, Acrobat é muito completo: traz ferramentas de criação de documento, permite editar PDF para Word, dividir e compor arquivos, fazer leitura ótica de caracteres em imagens, diagramar documentos, e muito mais.

Essa pode ser uma opção especialmente interessante de editor de PDF para usuários familiarizados com outros programas da Adobe. No entanto, não é o programa para editar PDF com o maior custo-benefício do mercado.

Foxit
A Foxit é a empresa desenvolvedora do PhantomPDF, que é um dos editores de PDF mais populares do mercado.

O PhantomPDF é direcionado especificamente para usuários de Windows e tem uma abordagem menos intuitiva que o PDFelement, mas bastante didática: oferece vídeos e tutoriais para obter os melhores resultados possíveis com o programa.

Embora não permita acrescentar “rich media” aos arquivos, PhantomPDF traz consigo todas as principais funcionalidades para quem precisa editar documento PDF:

Criar documentos
Modificar PDFs
Dividir documentos
Importar e exportar arquivos
Entre outras funções

Com uma interface similar aos programas do Windows 365 (conhecido até recentemente como “pacote Office”), PhantomPDF não é a alternativa mais completa para quem necessita um editor PDF, mas também não é das piores.

NitroPDF
NitroPDF é um serviço pago de editar arquivo PDF, com algumas das principais ferramentas que um leitor do tipo oferece, como:

Criar documentos
Anotar arquivos
Editar conteúdo e paginação
Leitura OCR (9 idiomas)

Além de trazer boas funcionalidades, uma das vantagens do NitroPDF é um preço mais baixo em comparação com opções custosas como o Adobe Acrobat.
Porém, o custo-benefício do NitroPDF é comprometido por algumas sentidas ausências de funções – por exemplo oferecer modelos para formulários.

O otimizador de arquivos também não é tão bom quanto o do Acrobat e o de outros programas do ramo – não suporta formato epub, por exemplo. Os ícones e a organização do NitroPDF são sensivelmente diferentes daqueles do PDFelement e do Acrobat, podendo ser bem-recebida ou estranhada pelo usuário, a depender do gosto.

Outra desvantagem dos produtos da Nitro Software, como o NitroPDF, é que eles são especificamente direcionados a usuários de Windows, excluindo pessoas que utilizam sistemas Mac e Linux.

Sejda
O principal ativo do Sejda como editor de PDF é a integração com serviços de trabalho online: Ele pode ser utilizado sem baixar, diretamente numa plataforma em nuvem, na qual dá para importar arquivos do Google Drive e Dropbox facilmente.

Sejda também está disponível para download, para quem prefere trabalhar sem a necessidade de se conectar a uma nuvem de dados. Há versões para Mac, Linux e Windows e um aplicativo para celular.

Com uma tabela de preços um tanto exótica, Sejda oferece alguns planos para uso pago irrestrito e a opção gratuita – na qual é possível salvar apenas três vezes a cada hora os trabalhos que se edita.

O visual do programa é limpo e ele é razoavelmente intuitivo. Não é o programa mais completo de sua classe. Não oferece a leitura OCR, de caracteres existentes em imagem, por exemplo – uma das ferramentas mais úteis num leitor e editor PDF.

Porém, ele cumpre algumas funções básicas: cria documentos, preenche e cria formulários, permite editar arquivos, adicionar e retirar imagens, entre outras.

Conclusão
Adquirir um bom editor PDF exige alguma análise, mas felizmente não é uma escolha muito complicada de se fazer. Comparando os melhores programas do gênero, conclui-se que PDFelement é o mais completo e barato serviço de edição de PDF.

Já que é impossível editar PDF no Word, é melhor escolher a opção mais vantajosa e usufruir de um serviço de boa qualidade. Afinal de contas, trabalhar com arquivos digitalizados passa pelo uso diário de um bom editor de PDF.

Assuntos