Publicidade
Morar

Os melhores bairros para alugar um apartamento em Curitiba?

(Foto: Pixabay)

Curitiba é capital do Estado do Paraná, com 1.933.105 habitantes, segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) de 2019. Com o PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 83, 864 bilhões, que representa 1,4% do valor do Brasil, e sendo maior do que o PIB da Bolívia, além disso está localizada estrategicamente em um ambiente favorável para abrigar grandes negócios, estando como porta de entrada para os países do Mercosul, que são além do próprio Brasil, a Argentina, o Paraguai e também o Uruguai.

A capital foi oficialmente reconhecida em 1693, mesmo que os povos indígenas vivessem na região muito antes disso, a então Curitiba, possui uma origem Guarani, que é kur yt yba, que quer dizer grande quantidade de pinheiros. A cidade evoluiu com o comércio de gado, e logo após na exploração madeireira. Mas atualmente possui uma economia diversificada, que se baseia em serviços empresas multinacionais e internacionais que possuem instalações aqui.

A cidade possui um dos maiores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, com o valor de 0,823 segundo o Censo do IBGE de 2010, esse valor deixa a em 12ª posição no ranking nacional das cidades com maior IDH.

Além de possuir uma extensa área verde, com 52 m² por habitante, e de acordo com as normas habitacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser de no mínimo 12 m², já recomendado é de 36 m², significando que Curitiba tem mais do que o recomendado pela organização. A capital paranaense possui mais 30 parques, entre os mais conhecidos estão: Parque Barigui, Parque Tanguá, Parque São Lourenço, Bosque do Alemão e é claro que não pode faltar o Jardim Botânico. É fácil encontrar imobiliárias em Curitiba para realizar a locação de apartamentos, que possam ficar próximo a essas áreas verdes.

Em questão do transporte público, Curitiba utiliza um modelo o sistema Bus Rapid Transit (BRT), que serve como referência não apenas para as outras cidades do Brasil, mas também do mundo. Esse sistema de transporte, transforma as estações tubo, em um metro da superfície, pois os ônibus que transitam pelas canaletas, se locomovem com mais agilidade, já que cortam o trânsito e se tornaram uma das marcas registradas da cidade.

No quesito educação, tem a maior taxa de alfabetização de 96,86%, e segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), está entre as capitais com o melhor desempenho. E é claro, abriga a primeira universidade do País, a Universidade Federal do Paraná – UFPR, que foi fundada em 1912. E ainda tem a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, que é a primeira a ter essa denominação no Brasil. Com tudo isso a capital paranaense já foi premiada internacionalmente, e ainda é considerada referência como cidade, pois é apontada como sendo o 2° Polo de Inovação Tecnológica do Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), já recebeu os títulos de ser a 2ª Melhor Cidade para Negócios no Brasil, e também de ser a 5ª Melhor Cidade da América Latina para realizar Negócios. Veja mais sobre os bairros indicados para achar apartamentos para alugar em Curitiba, a cidade modelo do Paraná.

Água Verde: Esse tem uma ótima localização, próximo ao centro da capital, além das áreas de lazer que possui, bairro tem segurança, limpeza e tem muitas de suas ruas arborizadas, que acabam sendo os pontos mais fortes do Água Verde. Além disso, possui muitas casas e prédios residenciais, a procura de apartamento para alugar no Água Verde tem aumentado, deixando a todo vapor a construção civil na região, o que traz um aumento no comércio.

Batel: Já este bairro é um dos mais charmosos da região, já que uma estrutura diferenciada, ideal para a população que gosta de andar a pé ou de bicicleta. Alguns prédios possuem a vista da encantadora Praça do Japão, além da facilidade ao comercio diversificado encontrado nas galerias da Avenida Vicente Machado, além dos bares, restaurantes e cafés.

Cristo Rei: Tem a sua localização próxima ao Jardim Botânico, que é cartão postal mais conhecido da cidade e foi reformado recentemente a estufa. O bairro oferece segurança para seus moradores, além de oferecer diversas opções de comércio e lazer, e estar localizado perto das estradas de acesso ao litoral paranaense. Possui ruas tranquilas, com um transito quase nulo, além de ser um ambiente silencioso, o faz ele ser bem procurado, principalmente por quem prefere um modelo de vida parecido com o interior, mas sem precisar sair da cidade grande.

Mossunguê: O bairro que também conhecido como Ecoville, é muito sofisticado, conta com uma construção civil de condomínios de nobres e de luxo, tem uma característica muito forte ligada a natureza, possuindo 115 m² de área verde por habitante, quem gosta desse ar mais natural, pode investir em locações nesta região. Além de ser considerado um dos bairros mais seguros de Curitiba, possui tranquilidade, e ainda sim tem um rico comercio com vários estabelecimentos.

Vila Izabel: Também é um bairro conhecido por ter ruas mais tranquilas, e com muitas áreas verdes. Para quem prefere apartamento, do que casa, o bairro pode não agradar tanto, já que é um bairro com poucos prédios. Além da segurança, outra vantagem é a localização, pois o bairro fica próximo ao Centro da cidade.

Bigorrilho: Este bairro também conhecido pelos como Champagnat, possui um clima mais charmoso e amplo, já que conta com as largas avenidas e alamedas. É mais residencial, tem um fácil acesso ao transporte coletivo que vão para outras regiões e para a Região Metropolitana de Curitiba. Além é claro de ser próximo ao parque Barigui e as outras praças da cidade, as faculdades, tem também diversas opções de lazer e gastronomia.


Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer as maravilhas de alugar apartamentos em Curitiba!

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES