Lycio Vellozo Ribas – Iago

O Mercado Municipal de Curitiba criou a campanha Corte Solidário, uma ação dentro do Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama. Nos dias 22, 23 e 24 de outubro (amanhã, sexta e sábado), quem doar seus cabelos no Mercado vai ajudar na confecção de perucas, um dos símbolos da luta contra o câncer de mama.
Os cortes, específicos para doação, serão gratuitos e feitos no Salão de Cabelereiras Unissex, no box 329, localizado no piso superior do Mercado Municipal, das 9 horas às 15h30.

As doações serão destinadas a Associação das Amigas da Mama (AAMA), que há 20 anos presta auxílio para mulheres em tratamento. “Não importa se é cacheado ou liso, qualquer cabelo pode ser doado, inclusive fios com tintura ou química”. A Presidente Voluntária da AAMA, Macarcy de Fátima Engelbert, reforça que cabelos grisalhos, com progressivas, permanentes e outros tratamentos químicos também são usados na produção de perucas.

Shopping

O Ventura Shopping, de Curitiba criou o espaço “Cantinho do Bem”, onde recebe doações de alimentos, roupas, calçados e brinquedos até o final do ano. No mês do Outubro Rosa, o espaço de doações ganha um novo significado. Na ação promovida em parceria com os Amigos do HC, o shopping está recebendo doações de cabelos para o projeto “Cabelo Amigo”.

Um cabeleireiro vai estar à disposição para realizar cortes de cabelo ou arrecadar mechas gratuitamente, amanhã, entre 15 e 18 horas. Dessa forma, serão confeccionadas perucas para pacientes em tratamento oncológico no Hospital de Clínicas do Paraná.

Independente de campanhas, muitas pessoas doam seus cabelos para a produção de perucas que beneficiarão quem precisa. O estudante Iago Ribas, 8 anos, deixou o cabelo crescer durante a pandemia. Mas, na últim semana, ele resolveu cortar as madeixas e sua mãe, Rachel, encaminhou para doação.

Perfumarias deixam de lado a concorrência e se unem para arrecadar cabelos para confecção de perucas

Até o dia 31 de outubro, a Emy Perfumaria e a Léo Cosméticos deixam a concorrência de lado e se unem em prol da autoestima das pacientes oncológicas com a campanha Juntos Outubro Rosa. Para isso, a Emy Perfumaria e Léo cosméticos terão postos de arrecadação de cabelos. No dia 31 de outubro, as lojas participantes vão disponibilizar técnicos para atender quem quiser cortar os fios na hora, e sem custo algum.

“É a primeira vez que vemos a união de duas perfumarias a fim de contribuir com uma causa tão nobre. Trabalhamos diariamente para enaltecer a beleza das pessoas, mas dessa vez é diferente. Neste momento, precisamos da ajuda não somente das perfumarias juntas, mas de todos os consumidores JUNTOS fazendo doação”, comenta Fábio Kai, CEO da Léo Cosméticos.

Todas as doações serão usadas para confeccionar perucas, que serão distribuídas gratuitamente, pelas instituições credenciadas, às mulheres que ficaram carecas devido à quimioterapia. “O cabelo é uma característica que ajuda a pessoa a se reconhecer e a ser vista como indivíduo. Portanto, perder os fios é como perder a própria identidade, deixar de ser quem se é; e isso é duro golpe na autoestima”, destaca o CEO da Emy Perfumaria, Claudio Shigueru Matsuda. “Muitas vezes, a mulher já está com o emocional abalado por ter passado pela mastectomia, que é a retirada da mama, um importante símbolo do feminino, e, então, ela sente uma dupla mutilação ao se ver perdendo outro ícone de sua feminilidade, o cabelo. Não é fácil. Nesse contexto, a peruca é um recurso para ajudá-la a não se sentir tão fragilizada nesse momento”, concorda Fábio.

Estima-se que a campanha terá um alcance orgânico de mais de 1,5 milhão de clientes que passam por mês nas unidades das duas perfumarias. E, com o objetivo de atingir um público ainda maior, foi criado o site www.juntosoutubrorosa.com.br, para divulgar a ação e explicar sobre a dinâmica da doação. Além disso, no dia 30 de outubro, às 19 horas, acontecerá uma live no Instagram das duas redes (@emyararaquara e @leocosmeticos_), para reforçar o convite a quem ainda não participou da ação.

Acesse juntosoutubrorosa.com.br para mais informações e para conferir os endereços de doações.

Perucas

Como participar

No Mercado Municipal
A ação acontece nos dias 22, 23 e 24 de outubro das 9h às 15h30, no Salão de Cabelereiras Unissex, no box 329, localizado no piso superior do Mercado
O corte específico para doação é gratuito, para outros serviços consultar o estabelecimento
Não é preciso marcar horário, o atendimento será por ordem de chegada
O comprimento para doação é de, no mínimo, 20 centímetros
Na hora do corte, garanta que seus fios estejam completamente secos e limpos

Serviço
Corte Solidário do Mercado Municipal de Curitiba
Data: 22, 23 e 24 de outubro
Horário: das 9h às 15h30
Local: Salão de Cabelereiras Unissex, box nº329, no piso superiorValor: Gratuito

No Ventura Shopping
O evento acontece seguindo as normas de higienização e protocolos de prevenção ao Covid-19, no setor verde, ao lado do Espaço Lazer

Ação Outubro Rosa no “Cantinho do Bem”
Local: Setor verde do Ventura Shopping
Dia: 22/10, das 15h às 18h
Valor: gratuito
Endereço: R. Itacolomi, 292 – Portão