Ricardo Marajó/FAS – Mulheres da CIC participaram de um dia de informação

Duzentas mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) na Regional CIC participaram de uma grande ação para comemorar o Outubro Rosa, campanha que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Além de palestras sobre conscientização, elas também participaram de um projeto, o Veste Curitiba, que é realizado este mês em todas as regionais da cidade.
Desde o começo do mês são diversas ações promovidas por diferentes instituições em favor da mulher e da prevenção ao câncer de mama. Esta semana tem ações em shopping e também nas undiades de saúde, com exames de graça e doação de lenços, para as mulheres em tratamento do câncer.
No Paraná, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é que, apenas em 2019, serão registrados 3.730 novos casos de câncer de mama, com uma média de 10 diagnósticos por dia, pelo menos dois deles em Curitiba, que tem uma estimativa de 820 casos neste ano. O câncer de mama é o segundo com maior incidência entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele.
Veste Curitiba
Na ação desta semana no Centro Social Nossa Senhora da Luz, as mulheres receberam orientações sobre saúde da mulher e bucal e sobre a Lei Maria da Penha, além de participarem de oficinas de artesanato e de defesa pessoal. Teve até o momento de beleza, com oferta de corte de cabelo gratuito feito por voluntários do Instituto Escola Fênix.
Mas o que mais chamou a atenção das participantes foi o projeto Veste Curitiba. Com vouchers distribuídos pela Fundação de Ação Social (FAS), as mulheres tiveram direito a escolher 20 peças de roupas, mais calçados e acessórios. Foram 4.000 peças de roupas à disposição, expostas em araras e mesas. Todo o material foi encaminhado pelo Disque Solidariedade, que recebe doações da população.
Lenços
O Palladium Shopping Center de Curitiba realiza, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, um evento gratuito em prol do Outubro Rosa. A chamada “Ações da Vida” conta com a parceria da Universidade Tuiuti do Paraná, em que alunos de diversos cursos farão atendimentos aos clientes do shopping e explicarão sobre a importância da prevenção, darão orientações do autoexame, mostrarão os direitos dos pacientes e ainda falarão sobre os medicamentos.
Durante o evento também acontecerá a arrecadação de lenços, para serem entregues a mulheres que estão em tratamento de quimioterapia. A arrecadação e os atendimentos aos clientes serão realizados no piso L1 do Palladium Curitiba, em frente às Lojas Americanas, das 13 às 21 horas no dia 18 (sexta-feira) e das 13 às 20 horas nos dias 20 e 21 (sábado e domingo).