Arliss Amaro/ colaboração

Um jantar de casamento estava marcado para esta quinta no restaurant Maggiore, que funciona dentro do Parque Barigui, e pegou fogo na noite desta quarta-feira, 5. Para manter a festa do casamento, os padrinhos dos noivos criaram um grupo no WhatsApp, chamado de "Operação Casamento". O objetivo, segundo Arliss Amaro, um dos padrinhos da noiva, que a conhece desde a infância, que esteve nesta manhã de quinta-feira, 6, no local é mininizar os danos e reorganizar a cerimônia.  "O casamento irá acontecer no mesmo horário e dia, apenas mudou local", conta. "E tudo isso vai acontecer porque, tanto o pessoal do restaurante quanto do cerimonial estão trabalhando junto com a família e amigos para que os dois tenhamo dia deles como deve ser", ressalta. 

Amaro conta que até o local, para tentar recuperar fotos dos noivos e outros pertences que seriam usados na decoração. Ele lembra que a organização do casamento já havia levado as bebidas, itens de decoração e outros objetos para arrumar o salão. A família criou um grupo no WhatsApp que se chama “Operação Casamento”. Cada integrante tem uma tarefa para tentar minimizar os danos e reorganizar a cerimônia.

Os instrumentos da banda do casamento, que já estavam no local não foram atingidos, para o alívio dos músicos que conseguiram recuperar os equipamentos na manhã desta quinta. "Os dois estão supertranquilos agora e curtindo o Dia da Noiva e e ele Do  Noivo", diz. Amaro ressalta que os convidados estão sendo avisados  sobre a mudança do local da festa, que fica localizado próximo do Parque. Sem saber ao certo quantos seriam, Amaro disse que seriam próximo de 200 convidados. 

O nome dos noivos não foi divulgado a pedidos deles. 

Restaurante

Rafaela Zambon, proprietária do restaurante, afirma que os três eventos agendados para serem realizados no espaço já foram realocados. "Eles irão acontecer em outro espaço como a nossa equipe, conforme previsto em contrato", rassalta.  Segundo Rafaela, o fogo atingiu apenas a parte do escritório e o espaço poderia abrigar o evento já a partir desta quinta. "Mas queremos dar o melhor para os nossos clientes e vamos aproveitar para consertar o que for preciso antes", disse. 

Sobre prejuízos, Rafaela revela que o levantamento não está concluído ainda, mas que o restaurante estava assegurado. "Apesar de tudo estar se resolvendo, não queremos falar em prazos. Hoje a fiscalização da prefeitura esteve aqui para verificar os danos causados pelo incêndio. Nós vamos resolver tudo o que for necessário antes de reabrirmos", finaliza;
 

Vistoria 

A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) fez nesta manhã de quinta-feira, 6,  uma vistoria no imóvel que abriga o restaurante Maggiore, dentro do Parque Barigui, para averiguar as causas e os estragos do incêndio que destruiu parte do local na noite desta quarta-feira,5. O imóvel pertence à Urbs, que “aluga o espaço a empresa privada, que é responsável pela administração do local”.

O incêndio, que teria começado em um escritório. atingiu as dependências do restaurante Maggiore. O fogo começou por volta das 19h15 e foi controlado duas horas depois. Ninguém ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi causado por pane elétrica, em um escritório do restaurante, que faz frente para a rua do parque. O imóvel possui porta-corta-fogo, mas as chamas se alastraram pelo telhado.

Cinco equipes do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.  Moradores da região e frequentadores do parque registraram o incêndio em vídeos que circulam na internet. O fogo pôde ser visto em um raio de três quilômetros.