O Palmeiras e o técnico Vanderlei Luxemburgo retomam nesta quarta-feira, às 19h15, a busca pela maior obsessão de ambos em termos de títulos. A estreia na fase de grupos da Copa Libertadores contra o Tigre, na Argentina, é a terceira tentativa em conjunto do clube e do treinador de conseguirem a sonhada taça continental, um projeto perseguido por ambos há muito tempo.

A parceria entre Palmeiras e Luxemburgo na Libertadores já se fez presente em outras duas ocasiões. Em 1994, a campanha terminou nas oitavas de final, diante do São Paulo. Depois, em 2009, o algoz foi o Nacional, do Uruguai. Embora o time tenha sido campeão continental uma vez, em 1999, a busca pela segunda taça sempre é tratada pela diretoria como prioridade e encarada pela torcida como uma obsessão.

“Sabemos que no Palmeiras tem pressão grande, não só pela Libertadores. Os jogadores já estão mais calejados e sabem da pressão gigantesca que existe. Estamos mais tranquilos para lidar com isso”, afirmou em entrevista coletiva o meia Bruno Henrique.

A busca por um título da Libertadores representa um peso extra para Luxemburgo. Um dos técnicos mais vitoriosos do futebol nacional e dono de cinco títulos brasileiros, ele jamais venceu a competição internacional em seis edições disputadas. A melhor campanha foi obtida em 2007. Naquele ano, ele levou o Santos até a semifinal, quando perdeu para o Grêmio.

Para iniciar a campanha na Argentina, o Palmeiras deve começar o jogo com duas mudanças em comparação ao time escalado como titular diante do Santos, no sábado.

No treino realizado na tarde de terça-feira, na Argentina, Luxemburgo tirou do time os meias Zé Rafael e Raphael Veiga e promoveu as entradas de Ramires e de Rony. Com isso, Dudu foi centralizado na armação.

RIVAL REBAIXADO – O Tigre está na segunda divisão argentina após ter sido rebaixado no último ano. A equipe garantiu vaga na Libertadores com o título da Copa Argentina de 2019. O jogador mais conhecido do elenco é o ex-cruzeirense Walter Montillo, que não deve começar a partida como titular.

A maior glória do clube foi o vice-campeonato da Sul-Americana de 2012, tendo caído para o São Paulo. O técnico, inclusive, é o mesmo daquela época. Nestor Gorosito retornou ao Tigre no ano passado.