Divulgação/SE Palmeiras/Cesar Greco – Time do Palmeiras antes da vitória sobre o Grêmio

O Palmeiras é o campeão da Copa do Brasil de 2020. No segundo jogo da final da competição, nesse domingo (dia 7) no Allianz Parque, em São Paulo, o time paulista venceu o Grêmio, por 2 a 0, e ficou com o título. Na partida de ida, em Porto Alegre, o Palmeiras já havia vencido por 1 a 0 e só precisava de um empate na grande decisão para erguer o troféu.

Com o título, o Palmeiras recebe premiação de R$ 54 milhões.

O time paulista passa a ser o terceiro maior campeão da Copa do Brasil, com quatro títulos (1998, 2012, 2015 e 2020). O maior vencedor é o Cruzeiro, com seis (1993, 96, 2000, 03, 17 e 18), seguido pelo Grêmio, com cinco (1989, 94, 97, 2001 e 16). A Copa do Brasil foi criada em 1989.

O título consagra o técnico português Abel Ferreira, que também levou o Palmeiras ao título da Copa Libertadores 2020. O clube fechou uma ‘tríplice coroa’ na temporada 2020, com a Libertadores, a Copa do Brasil e o Paulistão. Somente uma vez na história o Palmeiras ganhou três títulos na mesma temporada. Em 1993, a equipe comemorou o Paulistão, o Torneio Rio-São Paulo e o Campeonato Brasileiro.

Títulos invictos da Copa do Brasil:
3 Grêmio (1989, 1994 e 1997)
2 Cruzeiro (2000 e 2003)
2 Palmeiras (2012 e 2020)
1 Corinthians (1995)
1 Criciúma (1991)
1 Flamengo (1990)

Clique aqui para assistir ao vídeo com a trajetória do Palmeiras na Copa do Brasil 2020.

O JOGO

Após a vitória palmeirense por 1 a 0 em Porto Alegre, o jogo começou em ritmo forte. O Grêmio abriu mão da necessidade de estudar o adversário ou de sentir como seria a final e logo foi para cima. A equipe quase conseguiu sair na frente com Pepê logo aos dois minutos. O Palmeiras conseguiu conter o ímpeto inicial do adversário e ao equilibrar as ações, mostrou como seria a característica da decisão.

A partida teve intensa participação dos laterais. Foi um confronto aberto. O Palmeiras logo conseguiu se impor, quase fez com Rony e teve um gol anulado por impedimento. A equipe alviverde trocava passes como não se sentisse ansioso pelo título e demonstrava um variado repertório para atacar Paulo Victor. Chutes de fora da área eram perigosos, enquanto o Grêmio não manteve o ímpeto durante todo o primeiro tempo.

Fora uma cabeçada de Diego Souza, o time gaúcho se complicava a cada minuto. Era difícil se impor, mas se tornava necessário se arriscar mais para conseguir o resultado, mesmo que isso desse ao Palmeiras a confortável opção de contra-atacar. A final começou a se definir justamente em uma jogada do tipo. Raphael Veiga armou e serviu para Wesley marcar, aos sete minutos do segundo tempo.

A partir de então, o placar agregado por 2 a 0 deixou tudo mais confortável. O Palmeiras, um time de garotos, jogou como veterano. As troca de passes para administrar o jogo deixavam o Grêmio ainda mais acuado. No desespero, a equipe gaúcha chegou a tirar zagueiro para se encher de atacantes. Enquanto isso, a equipe alviverde esperava a hora do bote final.

A chance veio aos 39 minutos, em um gol que encerrou a temporada, confirmou o título e resume a força do Palmeiras. Em um veloz contra-ataque, coube a uma revelação das categorias de base marcar de novo. Gabriel Menino chutou cruzado, fez 2 a 0 e deu à torcida mais uma alegria na temporada. E o melhor de tudo é o palmeirense ter a certeza de esse jovem time tem apetite de sobra para garantir mais taças.

PALMEIRAS 2×0 GRÊMIO
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Empereur e Viña; Felipe Melo, Zé Rafael (Patrick de Paula) e Raphael Veiga (Mayke); Rony, Wesley (Gabriel Menino) e Luiz Adriano (Willian). Técnico: Abel Ferreira
GRÊMIO: Paulo Victor; Vanderson (Victor Ferraz), Paulo Miranda, Kannemann (Churín) e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique, Thaciano (Jean Pyerre) e Alisson (Guilherme Azevedo) e Pepê (Ferreira); Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Wesley (7-2º) e Gabriel Menino (39-2º)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Local: Allianz Parque